Propaganda no rádio e na televisão teve início nesta sexta-feira (31)

Parceria entre TSE e emissoras de rádio e televisão permitiu o cumprimento do prazo de transmissão já no início da manhã

Fachada do TSE

Eleitores dos 5.570 municípios brasileiros passaram a acompanhar, na manhã desta sexta-feira (31), o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, conforme previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Desde ontem (30), emissoras de todo o país puderam acessar as mídias para veiculação dos programas em bloco e também das inserções, que já começaram a ser reproduzidas ao longo da programação.

Para a transmissão específica da propaganda direcionada ao cargo de presidente da República, as empresas formaram um grupo único de emissoras, que opera diretamente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Instalado no sétimo andar do edifício-sede do Tribunal, em Brasília (DF), o pool de emissoras reúne técnicos enviados pelas grandes empresas de rádio e TV, além de servidores do TSE e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Esse grupo é responsável por receber fisicamente e estruturar o material de propaganda entregue pelos partidos e coligações, juntando as diferentes peças em um mesmo arquivo para ser enviado às emissoras. Apenas as inserções para veiculação na TV devem ser encaminhadas pelos partidos políticos e coligações a cada emissora, eletronicamente, por meio de plataformas digitais (players certificados) que utilizam tecnologia compatível com os sistemas de transmissão das emissoras. O modelo de funcionamento foi definido em parceria com representantes das emissoras de rádio e televisão e segue o padrão adotado também nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Satélite

O sinal dos programas para o cargo de Presidente da República é gerado pela EBC, no âmbito do pool de emissoras montado no TSE. A geração é feita a partir de sinal transmitido via satélite – no caso do rádio, pelo sinal da Voz do Brasil, às 18h. Segundo o gerente de Operações da empresa, Eduardo Batista, tudo ocorreu dentro do previsto no primeiro dia de transmissão do horário eleitoral. “Distribuímos o bloco de inserções para as rádios sem nenhum atraso ou contratempo”, garantiu.

Além da geração pelo sinal da Voz do Brasil, os arquivos com as inserções divulgadas nas rádios podem ser obtidos diretamente de página específica do TSE na internet. A iniciativa visa facilitar o trabalho, sobretudo, de pequenas emissoras, muitas das quais não dispõem de equipe capaz de editar essas mídias a tempo.

Na página do TSE, é possível acessar também os mapas de mídia relativos aos candidatos à Presidência da República, que são entregues diretamente pelos partidos e coligações ao pool de emissoras no Tribunal.

Segundo integrantes do pool, a disponibilização das mídias no site foi concluída com sucesso ainda na noite de quinta-feira (30). O relato é de que todos os arquivos foram colocados na internet a tempo de serem acessados pelas emissoras. Até o momento, não houve problemas técnicos reportados ao TSE ou aos representantes das emissoras de rádio e televisão.    

 

Dúvidas

Eventuais dúvidas sobre os programas em bloco, inserções e geração de conteúdo podem ser esclarecidas por meio dos seguintes contatos, no horário das 7h às 22h:

Rádio: (61) 3030-7971
Televisão: (61) 3030-7972
Protocolo: (61) 3030-7973
E-mail: poolemissoras@tse.jus.br


Resolução

Confira a íntegra da resolução editada pelo TSE que trata sobre o plano de mídia do horário eleitoral gratuito relativo ao cargo de presidente da República nas Eleições Gerais de 2018.

CM/RT, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido