Conexão Eleitoral destaca o programa Eleitor do Futuro

Projeto tem o objetivo de incentivar a consciência política em jovens de escolas públicas

Conexão Eleitoral destaca o programa Eleitor do Futuro - 30.08.2019

O Conexão Eleitoral desta semana destaca o programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Com o projeto, crianças e jovens de escolas públicas aprendem sobre a importância da cidadania e do exercício do voto. Os pequenos eleitores participam de campanhas eleitorais fictícias, além de simularem um treinamento de mesários e uma votação na urna eletrônica.

A contribuição dos mesários para o processo eleitoral também é tema do programa. Os mesários são cidadãos que trabalham nas mesas receptora de votos e de justificativa eleitoral quando da realização de uma eleição. Do total de mesários, quase 50% cadastram-se de forma voluntária. Para ser um mesário voluntário, o interessado deve entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado ou do Distrito Federal ou com o cartório eleitoral no qual está inscrito.

Esta edição do programa mostra ainda as atividades desenvolvidas pela Justiça Eleitoral em anos não eleitorais. Durante o período de preparação, são criados vários Grupos de Trabalho (GTs), que atuam em diversas áreas para elaborar estratégias voltadas às próximas eleições.

O programa

Produzido pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (Ascom/TSE), o Conexão Eleitoral vai ao ar pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30. As reprises ocorrem nos seguintes dias e horários: quartas, às 11h; quintas, às 20h30; sábados, às 5h; e domingos, às 21h.

O programa também está disponível na página da Justiça Eleitoral no YouTube.

AN/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido