Debate sobre conquistas adquiridas com o uso do Linux na urna encerra seminário no TSE

O evento, realizado nesta quarta-feira (29), também homenageou servidores e colaboradores que contribuíram com esse processo

Seminário 10 Anos do Linux na Urna Eletrônica

O Seminário 10 anos do Linux na Urna Eletrônica foi encerrado com o painel “Conquistas do ‘Uenux’ – uma visão de usuário”, que contou com a participação dos secretários de Tecnologia da Informação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Acre, Rosana Magalhães, e do Ceará, Carlos Sampaio. O evento aconteceu nesta quarta-feira (29), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Carlos Sampaio fez um breve histórico da implementação do Linux no sistema da urna eletrônica. Ele contou que, no caso do Ceará, esse processo aconteceu a partir das Eleições Gerais de 2002, após problemas com a votação eletrônica em decorrência da não uniformidade dos sistemas operacionais em urnas de gerações diferentes. Depois de vários estudos, o Linux foi o escolhido pelo TSE para ser utilizado no sistema eletrônico de votação a partir de 2008.

Segundo Sampaio, essa implantação resultou numa notável diminuição das seções eleitorais que precisaram fazer a votação em papel por conta de problemas técnicos das urnas eletrônicas. O secretário de TI destacou que, em 2006, 108 seções registraram ocorrências desse tipo no primeiro turno, enquanto que, no primeiro turno de 2008, foram apenas 18. “A consolidação do ‘Uenux’ – o Linux da urna eletrônica – trouxe uma grande estabilidade para o software de urna, trouxe uma eleição absolutamente tranquila para todo mundo”, observou.

Já a secretária de Tecnologia da Informação do TRE-AC, Rosana Magalhães, recordou o tempo em que não havia uniformidade dos sistemas operacionais utilizados nas urnas eletrônicas, e destacou que a logística da distribuição das urnas era mais complicada. Ela também contou que, naquela época, até mesmo o perfil dos juízes eleitorais das diversas zonas tinha de ser levado em conta na hora de distribuir as urnas pelo estado, referindo-se ao potencial de transtornos que urnas de gerações mais antigas causavam. “A questão não era só técnica. Nós tínhamos que nos preocupar com quem iria enfrentar o problema. Tínhamos que nos preocupar com qual urna iria, qual técnico daria suporte, quem deu treinamento de mesário naquele local, qual flash carregar em determinada urna”, recordou.

Magalhães relata que o TRE-AC, antes da uniformização pelo Linux, paralelamente à preparação e envio da urna eletrônica também encaminhava todo o contingenciamento necessário para a eventualidade da ocorrência de uma falha técnica. Assim, também eram enviados às zonas eleitorais cédulas de papel para a totalidade dos eleitores, a urna de lona e o escrutinador para a contagem dos votos. A secretária lembrou que, nas Eleições Gerais de 2004, por exemplo, houve a criação do que ela chamou de “supermesário”. “Ele levava a urna, ele era o mesário, ele era o técnico de suporte, ele era o escrutinador e ele transmitia o resultado. Ele fazia tudo e recebia todos esses treinamentos. Ele só não pilotava o avião porque não dava”, disse.

Para Rosana Magalhães, com a adoção do sistema Linux, o processo de carga e substituição das urnas ficou muito mais fácil, além dos equipamentos apresentarem menos problemas. “O ‘Uenux’ veio e agora nós temos um sistema próprio, nossos testes são antecipados e mais robustos, nos preocupamos mais com as melhorias do que com correções. O sistema é estável, nós temos boas expectativas e uma logística facilitada”, afirmou.

Concluindo, a gestora apontou que o atual sistema operacional da urna permitiu maior transparência do processo de votação e totalização nas eleições realizadas no Brasil. Segundo ela, vários questionamentos sobre o sistema eletrônico de votação, que até então circulavam praticamente sem contraponto pela sociedade, passaram a ser respondidos com autoridade e clareza pela Justiça Eleitoral.

Homenagens

Ao encerrar o seminário, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, homenageou as pessoas que, nesses 10 anos, contribuíram para a evolução tecnológica da urna eletrônica. Foram entregues certificados a dez servidores, ex-servidores, colaboradores e ex-colaboradores da Corte Eleitoral.

RG/JB, DM

Leia mais:

29.05.2019 - TSE celebra aniversário de 10 anos de uso do Linux na urna eletrônica

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido