TSE e TREs realizam em Curitiba (PR) teste dos sistemas de totalização e ecossistema da urna

Objetivo é verificar eficácia dos softwares que serão utilizados nas Eleições 2020. Sistemas serão submetidos aos investigadores do TPS 2019, em novembro

Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna em Curitiba

Começa nesta segunda-feira (30), em Curitiba (PR), o Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna, com foco nas Eleições Municipais de 2020. A finalidade do teste é verificar o bom andamento das funções e especificidades dos sistemas eleitorais, a fim de identificar eventuais falhas e, antecipadamente, corrigi-las, para assegurar que os softwares funcionem perfeitamente na eleição do próximo ano. O evento irá até o dia 4 de outubro.

O teste reunirá cerca de 60 pessoas, entre técnicos e especialistas em Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), além de gestores de diversos TREs, que atuarão na homologação dos sistemas analisados. Durante a atividade, as equipes técnicas da Justiça Eleitoral trabalharão das 9h às 18h, em espaço especialmente reservado no Fórum Eleitoral de Curitiba, localizado ao lado do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Parceria e cenários

Resultado de uma parceria entre o TSE e os TREs, o teste em campo busca executar as soluções tecnológicas relativas a softwares, para comprovar o seu correto funcionamento em uma série de cenários. A partir daí, eventuais falhas detectadas no evento serão reportadas aos técnicos do TSE para que os ajustes necessários possam ser feitos.

No encontro, os integrantes das Cortes Regionais e do TSE aplicarão diversos testes nos sistemas eleitorais, abrangendo sete cenários diferenciados, sendo três de integração e quatro específicos. Os cenários de integração avaliam o conjunto dos softwares eleitorais em variadas situações, tais como primeiro turno, segundo turno, eleições suplementares e consultas populares, entre outras. Já os cenários específicos englobam objetivos mais restritos do software, como, por exemplo, registro de candidatura, urna eletrônica, prestação de contas e transmissão de arquivos de resultado.

TPS 2019

O responsável pela organização do Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna, Alberto Cavalcante, destaca que a atividade integra a lista de projetos do programa Eleições Informatizadas 2020, administrado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE. “Os eventos de teste que a Justiça Eleitoral vem aprimorando e praticando a cada eleição têm como objetivo geral avaliar e homologar as soluções de softwares dos sistemas eleitorais”, reforça Cavalcante.

Ele informa que, além de atender a esse objetivo geral, o teste em Curitiba também busca homologar os sistemas eleitorais que serão submetidos aos investigadores que participarão do Teste Público de Segurança (TPS) 2019 do Sistema Eletrônico de Votação. O TPS, que é parte obrigatória do ciclo de preparação de uma eleição, ocorrerá no final de novembro deste ano, no edifício-sede do TSE, em Brasília.

Outros testes em campo serão realizados no próximo ano para prosseguir na avaliação dos sistemas eleitorais.

EM/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido