1º turno em Macapá: eleitor conta com várias ferramentas para acompanhar a divulgação dos resultados

População macapaense poderá seguir a totalização dos votos recebidos pelos candidatos a partir das 17h deste domingo (6)

Aplicativos Resultados e Boletim na mão - 10.11.2020

A apuração dos votos do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 em Macapá (AP), neste domingo (6), para a escolha de prefeito, vice-prefeito e 23 vereadores será transmitida em tempo real por diversas ferramentas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral.

Os dados extraídos das urnas chegarão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) logo após o encerramento da votação, às 17h: primeiro, os números parciais, e, em seguida, a definição dos eleitos, inclusive, com a indicação de necessidade ou não de segundo turno, previsto para 20 de dezembro.

O eleitor que quiser acompanhar o processo de totalização dos votos pode utilizar as plataformas DivWeb e Resultados. São de fácil manuseio, uma vez que a comunicação com o usuário se dá mediante o uso de linguagem simples.

Boletim na Mão

Outra ferramenta é o aplicativo Boletim na Mão. Quando a votação termina, a urna imprime um relatório com o total de votos recebidos pelos candidatos e outras informações da seção. É o chamado Boletim de Urna (BU), cujo QRcode pode ser lido pelo app, que guardará a imagem no próprio dispositivo móvel.

Para realizar a leitura da imagem (QRcode) impressa no Boletim de Urna, a conexão com a internet será exigida apenas na hora de visualizar o primeiro conteúdo. O aplicativo gera cópias de quantos boletins a pessoa desejar, bastando capturar o código impresso nos BUs das seções eleitorais.

O app aumenta a transparência das eleições, já que, com essa cópia digital, o eleitor pode comparar os Boletins de Urna das seções com os BUs que foram totalizados e divulgados. Além disso, colabora para a imediata divulgação do resultado da votação.

O aplicativo possibilita também a mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores constatarem a lisura do pleito, ao realizarem a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na página do TSE após a votação ou no portal do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.

Divulga Desktop

Os números das eleições em Macapá também podem ser conhecidos pela plataforma Divulga Desktop.

Os resultados das eleições já realizadas estão disponíveis no Repositório de Dados Eleitorais.

Baixe o app Resultados (iOS e Android).
Baixe o app Boletim na mão (iOS e Android).
Acesse o DivWeb.
Acesse a plataforma Resultados.

RH/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido