1º turno em Macapá: faça o download gratuito do e-Título

Via digital do título garante praticidade, facilidade e segurança para o cidadão na hora de votar. Também pode ser usado para justificar ausência à eleição

E-Título_Novidades

A crise energética em Macapá (AP) adiou a eleição deste ano no município, que conta com quase 300 mil cidadãos aptos a votar. Com isso, os eleitores macapaenses vão às urnas neste domingo (6) para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Quem quiser usar o e-Título – documento digital que substitui o título eleitoral – no dia da eleição não deve deixar para a última hora para fazer o download gratuito do aplicativo.

No dia da votação, o e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, uma vez que, nesse caso, o app traz a foto do usuário. A ferramenta permite também ao cidadão checar a localização da sua seção eleitoral, bem como justificar ausência às urnas no dia da votação, caso se encontre fora de seu domicílio eleitoral, por meio do recurso de geolocalização.

O e-Título pode ser baixado nas plataformas Google Play (Android) e App Store (IOS). Após fazer o download, é necessário preencher os dados para realizar o cadastro e validar o aplicativo. Por isso, é importante que o eleitor preencha os dados corretamente: se houver alguma informação em discordância com as do cadastro eleitoral, o sistema não aprovará a solicitação de emissão e, assim, o eleitor não poderá utilizar as funcionalidades do app no dia do pleito.

Atualmente, cerca de 17 milhões de eleitores (mais de 14% do eleitorado) estão cadastrados no e-Título.

Outros meios

É importante ressaltar que nenhum dos serviços prestados pelo e-Título é exclusivo do aplicativo. Isso significa que as consultas também podem ser obtidas pelo computador ou junto a um cartório eleitoral.

Além disso, é possível acessar serviços e informações por meio do chatbot, o Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp. Basta salvar o número (61) 9637-1078 e iniciar uma conversa.

MC/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido