Clica e Confirma destaca os preparativos para as Eleições 2020 em Macapá (AP)

Balanço das eleições no resto do país também é assunto da 33ª edição

Banner Clica e Confirma

Já está no ar mais uma edição do Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral, produzido pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O novo episódio vai falar das Eleições Municipais de 2020 na capital do Amapá, Macapá, que foram adiadas para este domingo (6).

Os eleitores poderão ir às urnas escolher o prefeito, o vice-prefeito e os 23 vereadores do município. O eleitorado, de quase 300 mil pessoas, teve de adiar a escolha, por conta da grave falta de energia que atingiu a região no último mês.

O apagão trouxe outros diversos problemas, como falta de água, desabastecimento de alimentos e aumento da violência. Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em comum acordo com o Tribunal Regional Eleitoral amapaense (TRE-AP), optou por transferir as eleições para os dias 6 e 20 de dezembro – respectivamente, primeiro e segundo turno.

Além dos preparativos para a disputa no Amapá, o podcast faz um balanço do segundo turno do pleito municipal no resto do país. Mais de 26 milhões de pessoas de 57 cidades com mais de 200 mil eleitores compareceram às urnas para votar no segundo turno.

A abstenção foi de 29,47%. Para o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, mais de 70% de comparecimento em um cenário de pandemia "merecem ser celebrados".

O novo episódio mostra ainda a evolução dos eleitos entre as minorias. Mulheres, negros, transexuais, jovens, indígenas, quilombolas e deficientes tiveram resultados positivos, em comparação com as eleições anteriores.

O relatório preliminar da Organização dos Estados Americanos (OEA) também está no podcast. Os observadores registraram que o segundo turno, em 29 de novembro, ocorreu de forma tranquila, e elogiaram a transparência da Justiça Eleitoral.

Por fim, o Clica e Confirma destaca o trabalho do grupo que resultou da parceria do Tribunal Superior Eleitoral com nove agências de checagem para o combate à desinformação.

O programa é apresentado pelo jornalista Rimack Souto. Você pode ouvir o Clica e Confirma nas seguintes plataformas de áudio: Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts e no Portal do TSE.

PN/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido