Diplomação do prefeito eleito em Macapá (AP) será dia 29 de dezembro

Dr. Furlan foi eleito no segundo turno das eleições, realizado no último dia 20

Diplomação Eleições 2020

Os eleitos para a Prefeitura de Macapá (AP), Dr. Furlan (Cidadania) e a vice, Mônica Penha (MDB), serão diplomados no próximo dia 29 de dezembro, às 17h, pela Justiça Eleitoral da capital do estado amapaense.

A chapa vencedora foi escolhida pela maioria dos eleitores da cidade com 55,67% dos votos válidos, somando 101.091 votos no total.

O novo prefeito assumirá o mandato no dia 1º de janeiro de 2021, juntamente com os demais eleitos nos 5.568 municípios que realizaram eleições este ano.

Aos 47 anos, o médico Dr. Furlan, natural de Belém (PA), está no terceiro mandato como deputado estadual pelo Amapá. Ele concorreu ao cargo de prefeito pela primeira vez. 

Adiamento das eleições  

Macapá foi o último município brasileiro a conhecer o prefeito eleito este ano em razão do adiamento da votação. No dia 12 de novembro, três dias antes do primeiro turno realizado em todo o país, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referendou a decisão do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, de adiar as eleições municipais na cidade. O pedido de adiamento foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) devido à instabilidade no fornecimento de energia na região. O primeiro turno foi realizado no dia 6 de dezembro, e o segundo turno no dia 20 de dezembro.

Consequentemente, a cidade é a única do Brasil que terá a diplomação realizada após o dia 18 de dezembro, data-limite prevista na legislação eleitoral.

A data definida atende ao previsto na Resolução TRE-AP nº 551/2020, que prevê a diplomação dos eleitos no município de Macapá até o dia 30 de dezembro de 2020.

 CM/LG, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido