Glossário explica o que é legislação eleitoral

Serviço disponível no Portal do TSE é importante fonte de consulta para estudantes e pesquisadores sobre a evolução do processo eleitoral no país

TRE-GO Glossário JE

A legislação eleitoral abrange dispositivos constitucionais e legais – explicitados e detalhados em sucessivas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – que regem o exercício dos direitos políticos, o voto, a soberania popular e os demais direitos inerentes à cidadania, à nacionalidade e à constituição dos poderes do Estado. É desse modo que o Glossário Eleitoral Brasileiro, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esclarece o conjunto de normas que regulamentam o processo eleitoral no país.

Segundo o Glossário, a legislação eleitoral também contempla as regras relativas à instituição e ao funcionamento dos partidos políticos, ao sistema eleitoral e seu processo, às condições de elegibilidade e aos casos de inelegibilidade.

Entre as leis que integram a legislação eleitoral brasileira, estão a Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), a Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e a Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidade).

O Glossário

O Glossário Eleitoral esclarece, de forma clara e precisa, o significado de mais de 300 verbetes empregados nas instâncias da Justiça Eleitoral.

As expressões estão distribuídas em ordem alfabética para facilitar a consulta pelo usuário.

EM/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido