TSE se ilumina de vermelho para lembrar ações contra a Aids

Dia Mundial de Luta contra a doença é celebrado em 1º de dezembro

Dezembro vermelho.

As cúpulas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estarão iluminadas na cor vermelha durante o mês de dezembro em alusão às ações contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Em 27 de outubro de 1988, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceram 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento e incentivar a análise sobre a doença por parte da sociedade e dos órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser celebrada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais, bem como organizações sociais.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 920 mil brasileiros vivem com HIV, atualmente. O tratamento e os remédios são exclusivos do Sistema Único de Saúde.

O médico do TSE Vitor Saboia diz que, uma vez em tratamento, a pessoa tem uma vida normal. Especializado em Clínica Geral, ele lembra a importância dos cuidados básicos para evitar a contaminação pela doença, como o não compartilhamento de seringas.

RH/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido