Ministro da Justiça afirma que tentativa de ataque ao sistema do TSE não afetou lisura da eleição

Órgãos de segurança, capitaneados pela Polícia Federal, estão trabalhando para identificar os responsáveis

Centro Integrado das Polícias

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, visitou na tarde deste domingo (15) o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN). De lá, ele acompanhou o andamento da operação integrada de segurança pública das Eleições 2020 e se inteirou sobre as investigações destinadas a identificar os responsáveis pela tentativa de ataque ao sistema da Justiça Eleitoral neste domingo e que foi prontamente neutralizada pelo Tribunal e pelas operadoras de telefonia.

Em entrevista coletiva, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, André Mendonça, informou que os órgãos de segurança, capitaneados pela Polícia Federal, estão trabalhando em total sintonia com área de Tecnologia da Informação do TSE para identificar os responsáveis, e garantiu que não existe nenhum indicativo de prejuízo ao pleito eleitoral.

“A Polícia Federal tem trabalhado em perfeita sintonia com toda a área de Tecnologia da Informação do TSE, com troca de informações que auxiliam praticamente em tempo real, e não há qualquer indicativo de prejuízo ao pleito eleitoral”, disse Mendonça. De acordo com o ministro, um vazamento de dados de funcionários do TSE, também ocorrido neste domingo, era de informações antigas, datadas de 2001.

André Mendonça fez um breve balanço dos resultados da operação integrada que reúne um efetivo de mais de 300 mil homens e 50 mil viaturas para o monitoramento de ocorrências em todo o país.

Segundo ele, essa é a maior operação integrada de forças civis e militares na história do processo eleitoral brasileiro, potencializada pelo uso ostensivo da tecnologia. “A tecnologia ingressou definitivamente para inibir práticas de ilícitos no processo eleitoral”, ressaltou.

O balanço destacou a abertura de 1.651 inquéritos, 94 termos circunstanciados de ocorrência, 360 incidentes de falsidade ideológica, 1.018 inscrições fraudulentas de eleitores, 289 registros de compra de voto, 325 incidências de notícias falsas e 17 pessoas presas em flagrante. Muitas das condutas irregulares foram flagradas por drones. André Mendonça afirmou que o número de ocorrências criminosas neste dia de eleição foi comparativamente menor que o de anos anteriores.

MC/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido