Missão da OEA parabeniza TSE pelo sucesso no 2º turno das Eleições Municipais de 2020

Relatório preliminar registra que pleito ocorreu de forma tranquila e sem grandes incidentes. Observadores elogiaram a transparência e a agilidade na divulgação de resultados

Projeção no prédio do TSE, eleições 2020 - 30.11.2020

A Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) que acompanhou as Eleições Municipais de 2020 no Brasil divulgou nesta segunda-feira (30) um relatório preliminar com apontamentos sobre o segundo turno de votação. O documento destaca o sucesso do pleito, registrando que a eleição ocorreu de forma tranquila e sem grandes incidentes.

O relatório pontuou que os primeiros resultados oficiais foram divulgados a partir das 17h30, e duas horas depois já havia informação de mais de 95% das seções eleitorais. A totalização alcançou 100% pouco depois das 21h.

Os observadores elogiaram ainda a transparência e a abertura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas respostas aos veículos de imprensa que cobriram as eleições, bem como na divulgação da contagem de votos oficial em tempo hábil, o que permitiu à sociedade conhecer os resultados oficiais com celeridade.

A Missão cumprimentou e parabenizou o TSE pela superação dos desafios que surgiram durante o primeiro turno, no dia 15 de novembro. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também foram citados de forma positiva, pelo sucesso na realização de eleições de enorme complexidade devido às dimensões do país, ao tamanho do eleitorado e ao contexto da pandemia de Covid-19.

Missão de Observação Eleitoral

A Missão de Observação Eleitoral da OEA foi composta por seis representantes do Canadá, Estados Unidos, França, Guatemala, e República Dominicana, que acompanharam o segundo turno das eleições em Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Brasil desde o dia 7 de novembro, os observadores internacionais se reuniram com representantes do TSE e dos TREs de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia, além de organizações políticas.

Eles também puderam acompanhar a preparação para a votação, como o processo de carga das urnas eletrônicas, as simulações de transmissão de resultados eleitorais, a distribuição de materiais para o dia das eleições, o sorteio das urnas correspondentes à auditoria para verificar seu funcionamento, a cerimônia de assinatura digital e selo do sistema, assim como ações de acessibilidade para o voto de pessoas com deficiência.

O embaixador Agustín Espinosa, chefe da Missão, apresentou no dia 18 de novembro um relatório preliminar sobre o primeiro turno das eleições. Um relatório final, com as conclusões da observação eleitoral acerca de todo período eleitoral de 2020, será divulgado nos próximos meses.

RG/LC, DM com informações da OEA

Últimas notícias postadas

Recentes