Nota de esclarecimento sobre envio de dados da apuração para empresas jornalísticas

Os arquivos para divulgação de resultados, disponibilizados a empresas jornalísticas, são os mesmos do site de resultados acessíveis por qualquer cidadão

O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que é falsa a informação que circula em redes sociais de que as empresas jornalísticas conseguiram exibir dados da apuração referentes ao primeiro turno da votação (15/11) antes de outras pessoas.

Os arquivos para divulgação de resultados, disponibilizados a empresas jornalísticas, são os mesmos do site de resultados acessíveis por qualquer cidadão e são liberados somente após o TSE totalizar (somar) os votos. Esses arquivos são remetidos por meio de uma rede de distribuição chamada CDN, que replica o site de resultados para impedir sobrecarga e garantir que mais pessoas tenham acesso.

A única forma de se obter um resultado antecipado ao do TSE é acessar os boletins de urna que são impressos após a votação e tornados públicos em todas as seções.

No último domingo, devido à lentidão enfrentada na divulgação pelo site - como reflexo do atraso na totalização dos resultados -, o TSE disponibilizou acesso ao sistema interno de contagem de votos em um telão no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), no térreo do prédio do tribunal.

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido