Saiba como será o funcionamento do Centro de Divulgação das Eleições 2020 no 2º turno

Inscrições para o CDE Virtual continuam abertas

CDE Credenciamento

A partir das 9h desta sexta-feira (27), o Centro de Divulgação das Eleições (CDE) Presencial 2020 estará aberto para que as equipes técnicas das emissoras de rádio e TV estacionem seus carros de links nas dependências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O acesso dos jornalistas credenciados no CDE Presencial no sábado (28) e no domingo (29), dia do segundo turno do pleito, será a partir das 6h.

O CDE Presencial está instalado no térreo do edifício-sede da Corte, em Brasília. Para estacionar os veículos, é necessário enviar os dados das placas para o e-mail , bem como o nome da equipe técnica que virá ao TSE.

O CDE disponibilizará sinal de link para todas as emissoras. Porém, ao contrário de outros anos e devido à pandemia de Covid-19, não haverá cabines especiais para as rádios.

As credenciais fornecidas aos veículos de comunicação deverão ser compartilhadas entre as equipes designadas para a cobertura das Eleições Municipais de 2020. O uso da credencial é de responsabilidade do profissional cadastrado para a cobertura. O extravio do documento não dará direito ao veículo de imprensa de obter outra credencial.

CDE virtual

Ainda está aberto o credenciamento de veículos de comunicação e de profissionais de imprensa que desejam acompanhar, de forma virtual, a apuração do segundo turno das Eleições 2020.

Os interessados devem acessar o formulário de inscrição disponível no Portal do TSE para requerer o acesso ao CDE Virtual, criado para prevenir aglomerações e uma eventual disseminação do novo coronavírus. O credenciamento poderá ser feito até o dia 29 de novembro.

Para o CDE Virtual, os cadastros podem ser feitos pelos próprios profissionais de imprensa. A aprovação do registro do jornalista para acesso ao CDE Virtual será feita pela Assessoria de Comunicação do TSE (Ascom). Constatado o preenchimento correto do formulário, a Ascom enviará um e-mail com a liberação das credenciais.

Todas as regras de funcionamento do CDE 2020 estão disponíveis no endereço https://www.justicaeleitoral.jus.br/cde-2020. Informações sobre o pleito podem ser consultadas no Portal do TSE.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Ascom/TSE, pelos telefones (61) 3030-7080, 3030-7541 e 3030-7091, e pelo e-mail .

Publicações

Também está disponível para consulta, no Portal do TSE e na página do CDE Virtual, o Guia para Jornalistas das Eleições Municipais de 2020, elaborado pela Ascom/TSE.

O documento em PDF tem o objetivo de oferecer subsídios e esclarecimentos aos jornalistas, para que compreendam melhor o cenário eleitoral brasileiro, bem como auxiliar os profissionais de imprensa na apuração de informações referentes ao pleito deste ano.

Nele, os jornalistas podem conferir os principais números que refletem a dimensão das Eleições Municipais de 2020, o calendário eleitoral, as principais normas e as alterações legislativas.

O TSE também preparou uma publicação que reúne vários dados estatísticos do pleito deste ano, com a finalidade de dar mais transparência e visibilidade a esses dados.

Resultados

Os resultados das Eleições Municipais de 2020 poderão ser acessados pela internet, por meio de sistema para desktop ou por aplicativo para celular. Escolha sua opção abaixo e acompanhe, em tempo real, a apuração dos resultados.

Acesso via site do TSE (não necessita de instalação): Divulgação web detalhada/ Divulgação web resumida

Para dispositivos móveis, baixe os aplicativos na Play Store ou na App Store.

IC/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido