Clica e Confirma: aumento no número de candidaturas de negros e campanha de incentivo a participação feminina na política são destaques do Podcast

28º episódio vai falar sobre os dados divulgados pelo TSE que revelam um crescimento histórico

Podcast Clica e Confirma

Já está no ar mais uma edição do Clica e Confirma, o Podcast da Justiça Eleitoral, produzido pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesta semana, o podcast destaca o levantamento do TSE que mostra um dado histórico. Pela primeira vez, o número de candidaturas de negros supera o de brancos. São 38 mil a mais, se comparado às eleições de 2016.

Outro destaque do Clica e Confirma é a campanha “Mais mulheres na política: a gente pode, o Brasil precisa”. O Objetivo da campanha de rádio e TV é aos eleitores uma mensagem sobre a importância de ampliar o espaço das mulheres no cenário político. A protagonista da campanha é a atriz Camila Pitanga, embaixadora da ONU Mulheres no Brasil e ativista sobre o tema.

Tem, ainda, a decisão dos ministros do TSE ao analisarem um pedido apresentado pelos movimentos Transparência Partidária e Transferência Brasil. O pedido dos movimentos era para que os extratos das contas bancárias dos partidos fossem disponibilizados para consulta quando as respectivas prestações de contas anuais fossem apresentadas à Justiça Eleitoral, como já ocorre com as prestações de contas eleitorais.

O quadro “Perto de Você”, que traz sempre notícias dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), repercute a decisão da corte de Santa Catarina que resultou em multa no valor de R$ 53 mil a um site de notícias por divulgação de pesquisa eleitoral sem registro na justiça eleitoral.

Já o TRE paranaense em parceria com o Instituto Mais Cidadania lançou o aplicativo "Fake ou News", um jogo sobre o processo eleitoral. Cartas do app foram obtidas a partir de informações da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, projeto de checagem de notícias da Justiça Eleitoral do Paraná do qual o Instituto é um dos parceiros.

As próximas e importantes datas do Calendário Eleitoral também estão no 28º episódio do podcast.

O programa é apresentado pelo jornalista Rimack Souto. Você pode ouvir o Clica e Confirma nas seguintes plataformas de áudio: Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts e no site do TSE.

PN,GA/LG

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido