Projeto ABC da Cidadania, do TRE-AP, é apresentado ao ministro Luís Roberto Barroso

Iniciativa visa reduzir em 50% o percentual de analfabetos no Amapá; participantes receberão diploma e um novo título de eleitor

Presidente ministro Luís Barroso recebe vice-presidente do TRE/AP - 13.10.2020

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, se reuniu nesta terça-feira (13) com o desembargador Gilberto de Paula Pinheiro, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). No encontro foi apresentado o Projeto ABC da Cidadania, desenvolvido pelo TRE amapaense para promover a alfabetização de eleitores.

O Projeto foi concebido a partir da realidade de que, no Amapá, 3,71% do eleitorado – 17.308 pessoas, a maioria homens negros ou pardos acima de 60 anos – declarou-se analfabeta em 2019. Ele foi inspirado em uma iniciativa bem-sucedida que foi implementada pelo TRE do Piauí no começo da década de 2000.

A meta principal do Projeto ABC da Cidadania é reduzir em pelo menos 50% o índice do eleitorado analfabeto do Amapá. Espera-se uma redução de 10% do percentual de analfabetos nas faixas etárias de 16 a 35 anos e acima de 80 anos. Para os eleitores entre 35 a 79 anos, a meta é uma redução de 30%.

Para isso, o projeto conta com recursos de cerca de três milhões de reais, que serão usados para contratar alfabetizadores e coordenadores. Esses profissionais serão selecionados pelos municípios participantes dentre estudantes de Pedagogia, Letras e Sociologia, entre outras graduações, que darão aulas no contraturno de suas atividades.

Todos os participantes do Projeto ABC da Cidadania, ao fim do curso, receberão um diploma de alfabetizado e um novo título de eleitor, no qual será retirada a ressalva “Não Alfabetizado”.

RG/LG, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido