Mesários voluntários celebram a importância da atuação junto à Justiça Eleitoral

Comprometimento desses colaboradores durante as eleições é lembrado no Dia Nacional do Voluntariado

Mesário TSE 2021

A sociedade brasileira reconhece a importância do trabalho voluntário em diversos setores. Na Justiça Eleitoral (JE), certamente o trabalho dos mesários representa essa ação espontânea, que vem dando sua valiosa contribuição para o fortalecimento da democracia.

Veja matéria sobre o tema no canal do TSE no YouTube.

No dia 28 de agosto de 1985, por meio da Lei nº 7.352, foi instituindo o Dia Nacional do Voluntariado. A data homenageia os milhares de brasileiros que atuam de forma solidária em prol da comunidade. No caso da JE, alguns eleitores se prontificam voluntariamente a auxiliar os trabalhos eleitorais, conscientes da importância desse papel para garantir o pleno e seguro exercício do voto pela população.

A pedagoga Poliane Rodrigues, moradora de Uberlândia (MG), já atuou por quatro vezes como mesária na Zona Eleitoral nº 278, localizada na Escola Estadual Juvenília Ferreira dos Santos, em um dos bairros mais populosos da cidade mineira. Ela lembra que o trabalho em diversas funções na seção de votação fez com que ela compreendesse melhor o processo eleitoral, além de ter certeza da segurança das urnas eletrônicas.

“Fui convocada apenas uma vez. Nas outras, atuei de forma voluntária. A cada eleição, assumia uma nova função, e era muito importante para entender todo o processo. Lembro que dentro da seção de votação eu tinha a certeza da segurança das urnas. Ali não tinha como errar: tinha um caderno com a lista de quem votou e quem não votou, assinado pelo eleitor, e, no final, imprimíamos o Boletim de Urna e saía a confirmação, informando quantos votaram, quantos faltaram, votos em branco, nulos. Não tem como não ser seguro”, destaca.

Voluntários da Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral tem enorme apreço por essa ajuda espontânea, porque entende que o mesário voluntário exerce sua função com mais motivação e comprometimento. Segundo informação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), nas Eleições Municipais de 2020, atuaram 1.453.578 mesários, sendo 958.992 (66%) de forma voluntária.

Para a Justiça Eleitoral, essa colaboração é absolutamente essencial para a realização das eleições, contribuindo de forma decisiva para a legitimidade do processo eleitoral e ajudando esse ramo da Justiça a concretizar sua missão, às vezes de forma lúdica e até divertida.

Francisco Carlos da Silva é o mesário mais famoso do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Há mais de 20 anos, a cada eleição na Seção nº 285, na Escola São Rafael, na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE), os eleitores são recebidos com um tapete vermelho e um café da manhã para as boas-vindas. Conhecido como Carlos Careca, o mesário sempre recebeu apoio e estímulo pelo trabalho que executa no dia da votação.

“Acho que podemos pensar diferente e ainda assim conviver bem. Votar é o maior recado de civilidade da cidadania. Juntos, fazemos uma corrente do bem. Acredito no amor ao próximo. Só nós temos condições de mudar o mundo, e eu tento fazer a minha parte”, diz o taxista, que também atua como ativista ambiental e artista plástico.

A fisioterapeuta Teresa de Fátima foi mesária de uma mesma zona eleitoral e seção durante sete eleições, e destaca a importância cidadã do trabalho voluntário e a criação de uma proximidade com os eleitores.

“Nesses anos todos, vivi situações especiais, algumas engraçadas. Eu acompanhei o crescimento de uma família, por exemplo. Uma menina chegou numa eleição noiva, na outra eleição casada, na outra grávida. A gente criou um vínculo. Os eleitores já sabiam os nossos nomes e a gente já sabia os nomes deles. Quando você é mesário, está exercendo a sua cidadania da forma mais relevante possível. Por isso, eu falo sempre: não deixe de ser mesário”, ressalta Teresa.

Mesário Voluntário

O Programa Mesário Voluntário foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas receptoras de votos. A Justiça Eleitoral, considerando a importância do tema, realiza, desde 2004, ações nesse sentido. Os interessados precisam ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição.

TP/LC, DM

Leia mais:

Nós somos a Justiça Eleitoral - série especial mostra histórias de quem faz a democracia acontecer

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido