Clica e Confirma destaca evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Episódio também faz um balanço e fala sobre os “achados” do Teste Público de Segurança (TPS) 2021 do Sistema Eletrônico de Votação

Banner Clica e Confirma

Já está disponível mais uma edição do Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral. O programa ressalta o evento promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que foi transmitido no canal da Corte no YouTube. Mediador da live “Consciência Antirracista para a Democracia”, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto barroso, destacou a importância da representatividade nos tribunais.

Os participantes do evento virtual falaram sobre as respectivas trajetórias, da luta para vencer preconceitos até alcançar espaços de destaque na sociedade – principalmente por meio da educação –, e também debateram as perspectivas para um futuro com mais igualdade racial.

No episódio, também é possível acompanhar os resultados do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação. Na edição de 2021, 26 investigadores colocaram em prática 29 planos de ataque, e cinco desses planos resultaram em “achados", que são possíveis vulnerabilidades. O ministro Barroso enfatizou que nenhum desses “achados” representou riscos à segurança das eleições.

Esta edição do podcast ainda fala sobre o seminário “Governabilidade e Sistemas Eleitorais: As experiências na Alemanha e no Brasil”, ocorrido na sede do TSE, em Brasília. O evento teve como objetivo mostrar o efeito que diferentes sistemas eleitorais trazem para as democracias representativas e para as organizações partidárias. O seminário também marcou o lançamento em língua portuguesa do livro Partidos Políticos: Um Enfoque Transdisciplinar.

Outro tema de destaque do podcast é a campanha da Semana do Jovem Eleitor, realizada pela Justiça Eleitoral de 29 de novembro a 3 de dezembro. O propósito da iniciativa é estimular jovens de 16 e 17 anos a exercer a cidadania por meio do voto, mesmo que para eles votar não seja obrigatório. Divulgada em rede nacional de rádio e televisão, além das redes sociais dos tribunais eleitorais, a ideia da campanha é representar a diversidade da população brasileira.

O programa

O Clica e Confirma é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. Episódios inéditos do podcast estão disponíveis todas as sextas-feiras, às 16h, no canal do TSE no Spotify e nas plataformas Google Podcasts e Apple Podcasts.

LT/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido