#ParticipaMulher completa 2 anos incentivando o envolvimento de mais mulheres na política do país

Página apresenta estatísticas sobre a participação feminina no eleitorado e nas eleições, além de uma linha do tempo sobre as principais personagens da luta das mulheres por representatividade

Foto referente participação feminina nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está celebrando os dois anos de lançamento da página #ParticipaMulher, criada para informar e conscientizar a sociedade sobre a evolução e o panorama atual da participação feminina na política do Brasil ao longo da História.

Na página, são apresentadas estatísticas que demonstram a evolução da proporção de mulheres no eleitorado brasileiro no decorrer dos ciclos eleitorais e a parcela de eleitas nos pleitos mais recentes. Também há uma linha do tempo contando a luta delas por representatividade política e o portfólio da exposição “A construção da voz feminina na cidadania”, exibida pelo Museu do Voto do TSE.

As principais mulheres que, ao longo das décadas, se tornaram símbolos da conquista de espaços no debate político têm as respectivas biografias narradas na página. Desde Celina Guimarães Vianna, a eleitora pioneira do Brasil – que inaugurou o voto feminino, em 1927 –, até Joênia Wapichana, a primeira deputada federal indígena eleita em 2018, todas as principais personagens da História das eleições no país são apresentadas na #ParticipaMulher.

A página também traz todas as campanhas do TSE voltadas ao incentivo à participação feminina na política, notícias relacionadas ao tema e a legislação que regulamenta o incentivo ao acesso das mulheres nesses espaços públicos. Há ainda um Guia de Segurança, que foi produzido pela rede social Instagram com o apoio do TSE, destinado a habilitar mulheres candidatas a conduzir campanhas e ações de divulgação de maneira segura.

TSE Mulheres

A concepção da página #ParticipaMulher é uma das iniciativas da Comissão Gestora de Política de Gênero, a TSE Mulheres, criada em 2019 pela Portaria TSE nº 791/2019. A Comissão atua no planejamento e no acompanhamento de ações para incentivar a participação feminina na política e, também, na vida institucional da Justiça Eleitoral.

Além da #ParticipaMulher, o TSE vem desenvolvendo diversas outras iniciativas para assegurar uma progressão até a meta da paridade de gênero na política brasileira no futuro. Foi nesse sentido que foram veiculadas campanhas como a “Mais Mulheres na Política”, que, em 2021, abordou o tema do combate à violência de gênero no ambiente do debate político.

RG/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido