TPS 2021: maioria dos planos de ataque não tem sucesso em superar barreiras de segurança

Dos 29 planos executados pelos investigadores, 24 foram malsucedidos

Pré-inscrições TPS 2021.

A sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação, realizada no fim do mês de novembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi considerada um sucesso. Quem faz a afirmação é o chefe da Seção de Voto Informatizado da Corte, Rodrigo Coimbra. Neste ano, 26 investigadoras e investigadoras realizaram 29 planos de ataques contra as urnas eletrônicas e somente cinco deles tiveram algum tipo de “achado” relevante.

O resultado é considerado muito satisfatório pelos técnicos do TSE responsáveis por essa etapa de auditoria da urna. Nas palavras de Coimbra, “a inexistência, pelo segundo ano consecutivo, de ataques relevantes à urna demonstra a maturidade dos mecanismos de segurança existentes no equipamento”.

Neste ano, o TPS trouxe uma série de novidades, como a realização de testes por seis dias – de 22 a 27 de novembro – a pedido dos próprios investigadores (antes eram cinco dias). A ausência de ataques mais significativos foi celebrada também pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. “Nenhum plano conseguiu chegar à potencialidade de manipulação do voto. O Teste é um momento muito importante dos processos de auditoria do sistema eleitoral eletrônico no Brasil”, declarou.

Entre os planos de ataque mais comuns, destaque para as tentativas de alteração do software da urna, mudança do resultado da eleição ou violação do sigilo do voto. “Todas as tentativas de ataque sobre o software não obtiveram êxito, assim como os ataques sobre os sistemas de apoio à preparação das urnas para as eleições. Em ambos, as barreiras de segurança se mostraram fortes e efetivas”, comemorou Coimbra.

Os cinco planos bem-sucedidos atacaram, principalmente, os sistemas de transmissão e recepção dos resultados. “São contribuições importantes trazidas pelos investigadores. Continuaremos a investir na segurança das urnas e a introduzir melhorias de segurança. Nossos técnicos se dedicarão a garantir que, até maio de 2022, consigamos realizar as evoluções necessárias para que sejam validadas dentro do Teste de Confirmação”, pontuou o chefe da Seção de Voto Informatizado da Corte.

Confira mais informações no site do evento.

JM/LC, DM

Leia mais:

29.11.2021 – Em coletiva, ministro Barroso destaca segurança do voto na urna eletrônica

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido