Glossário explica conceitos de seção eleitoral e mesa receptora de votos

Serviço disponível no Portal do TSE esclarece expressões jurídicas do dia a dia da Justiça Eleitoral

Glossário Eleitoral

Seção eleitoral é o local onde são recepcionados os eleitores que exercem o direito de voto. Essa é a definição dada pelo Glossário Eleitoral Brasileiro ao local em que votam milhões de brasileiros em um pleito. O serviço está disponível para pesquisa no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o Glossário, na seção eleitoral funciona a mesa receptora de votos, composta de seis mesários nomeados por um juiz eleitoral. Além disso, nela fica instalada a urna eletrônica, equipamento no qual são registrados os votos.

O Glossário ainda esclarece que a mesa receptora de votos é integrada por eleitores convocados pela Justiça Eleitoral para receberem os votos, em eleições diretas. O artigo 119 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) determina que cada seção eleitoral tenha uma mesa receptora de votos.

A mesa receptora é composta de um presidente, de um primeiro e um segundo mesários, bem como de dois secretários e de um suplente. Todos são nomeados pelo juiz eleitoral.

O Glossário

O Glossário Eleitoral Brasileiro contempla mais de 300 expressões jurídicas utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral no país.

O serviço oferece uma fonte de pesquisa constante para estudantes, estudiosos e interessados em conhecer o desenvolvimento da Justiça Eleitoral brasileira.

Para facilitar o acesso do usuário, os verbetes do serviço estão dispostos em ordem alfabética, o que agiliza a busca do enunciado desejado.

EM/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido