Inspiração na natureza e na poesia para se dedicar à Justiça Eleitoral

Analista judiciária há 16 anos, Cariny Baleeiro Cielo tem o amor pela escrita como combustível para continuar a colaborar no TRE de Rondônia

TRE-RO - Servidora Cariny Baleeiro Cielo tem dedicação pelo ofício inspirada pela natureza e poesia

Apaixonada por poesia e amante do ofício jurídico. É assim que a analista judiciária Cariny Baleeiro Cielo se descreve ao exercer o trabalho diário junto de seus colegas no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). A servidora de 41 anos – 16 deles dedicados à Justiça Eleitoral (JE) – conta que tem pelo menos três diferentes amores: os seus três filhos, a JE e a poesia.

Assista à reportagem da TV/TSE.

Bacharel em Direito e poetisa, assim como inúmeros outros colaboradores da Justiça brasileira, ela tem a dedicação ao que ama como combustível para continuar levando sua vida em harmonia e colaborar com o desenvolvimento da JE.

“Quem ama o que faz contagia todos a sua volta, e é isso que sinto na Justiça Eleitoral: que consigo me aproximar das pessoas com a paixão que tenho por este ramo da Justiça. Trabalho para garantir o exercício do que temos de mais caro e gostaria que isso tocasse o coração de todos”, destaca Cariny.

Ela conta que desde pequena adora escrever, tanto que, além das atividades diárias do Tribunal, ainda encontra tempo para colaborar com blogs relacionados à maternidade, à humanização do nascimento e a assuntos relacionados ao Direito Ambiental, sua especialidade.

“Publiquei um livro sobre a participação da sociedade na gestão do meio ambiente chamado Cidadania Verde, fruto de um concurso de monografias organizado pelo TJ-RO e pela Pace University (NY/EUA). Minha maior inspiração é a natureza. Gosto de ter jardim, quintal e frequentar ambientes naturais. O contato com a natureza sempre me salva nos momentos de angústia e aflição, renova minhas forças e aflora minha intuição”, afirma.

Cariny, que é autora do poema que ilustra esta página, destaca que o trabalho em outras áreas impacta na sua atuação como colaboradora da Justiça Eleitoral. “Acredito que o meu entusiasmo pela busca constante por consciência em tudo o que faço reflete muito na minha atuação como servidora pública. Como sou amante da natureza, levo isso para o meu lado profissional e acabo buscando sempre meios para melhorar meus processos de trabalho”, ressalta.

Ela ainda destaca o que mais a impulsiona a continuar colaborando com a Justiça Eleitoral. Para ela, os Tribunais Eleitorais e seus trabalhadores são ferramentas de educação política, alcançando desde os mais jovens até aqueles para os quais o voto já é facultativo em razão da idade.

“Saber que existe uma infinidade de ideias que podem contemplar a educação, a cidadania, a inclusão, a divulgação do servir público e que tudo isso traz consciência às pessoas, sem dúvida, me motiva e me faz querer sempre aprimorar meu trabalho”, completa Cariny.

Momentos importantes

Além do trabalho, a Justiça Eleitoral também deu a Cariny a chance de vivenciar o amor e de formar uma família. Ela conheceu seu marido em Porto Velho, cidade onde assumiu seu cargo público após passar no concurso do TRE-RO, em 2005. Foi lá também que ela se casou e teve seus três filhos.

A servidora agradece a oportunidade de servir ao TRE, pois pode participar de ações importantes realizadas pela Corte Regional. Em 2015, foi uma das idealizadoras do projeto de valorização do mesário, o “Mesário na Telinha”, eleito um dos melhores programas sobre o tema do país e que foi exposto no 1º Encontro de Chefes de Cartório da Justiça Eleitoral. Já em 2019, representou o TRE-RO no 1º Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão organizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Saiba mais sobre as ações do TRE-RO.

Este texto faz parte da série “Nós somos a Justiça Eleitoral”, que vai mostrar a todos os brasileiros quem são as pessoas que trabalham diariamente para oferecer o melhor serviço ao eleitor. A série será publicada durante todos os dias de fevereiro, mês em que se comemora o aniversário de 89 anos de criação da Justiça Eleitoral.

TP/LC, DM com informações do TRE-RO

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido