Segurança de dados das eleições é prioridade da Justiça Eleitoral

TSE disponibiliza na internet diversos conteúdos sobre o cuidado com as informações relativas ao processo eleitoral e os mecanismos para garantir a integridade da urna eletrônica

Ataques cibernéticos - 04.02.2021

Garantir a segurança de dados relativos ao processo eleitoral é uma das prioridades da Justiça Eleitoral (JE). As principais informações sobre o tema podem ser consultadas no Portal da JE. No site, o cidadão descobre que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) utiliza os mais modernos artefatos em termos de Segurança da Informação para assegurar a integridade, a confiabilidade e a autenticidade das eleições brasileiras.

Desde 1996, quando foi utilizada pela primeira vez, a urna eletrônica vem incorporando novos aparatos de segurança, passando por inúmeras mudanças a fim de garantir aos brasileiros um processo de votação íntegro e confiável. Atualmente, a urna é um símbolo da democracia do país, e sua integridade é comprovada nos testes públicos de segurança e nos diversos mecanismos de auditoria e de verificação do sistema operacional.

O TSE ainda traz em seu Portal na internet diversas informações sobre o processo de segurança digital do sistema eletrônico de votação. Lá, o cidadão tem acesso a uma série de conteúdos, como o passo a passo da votação, mitos e verdades sobre a urna eletrônica, perguntas mais frequentes, esclarecimentos sobre notícias falsas e o histórico da evolução da urna eletrônica.

Internet segura

Além de preservar a segurança dos dados relativos ao processo eleitoral e do sistema eletrônico de votação, o TSE apoia as iniciativas que buscam garantir o uso correto da internet e a proteção dos dados pessoais, bem como promove ações para assegurar a divulgação de conteúdos verdadeiros e informativos.

No dia 9 de fevereiro, é celebrado o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day), criado pela Rede Insafe, na Europa, e que reúne atualmente mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro da web. O movimento conta com o apoio institucional do TSE.

A iniciativa anual tem o objetivo de envolver e unir as pessoas na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável da rede.

Série

O canal do TSE no YouTube apresenta a série “Ataques Cibernéticos”, destacando entrevistas com especialistas do setor de cibersegurança, bem como trazendo informações e dicas para que o cidadão saiba mais sobre cuidados para a proteção de dados digitais.

Confira a reportagem da série com o chamado “hacker ético”.

Saiba mais: Por que a urna eletrônica é segura? Mitos e verdades sobre a urna.

TP/LC

Leia mais:

03.02.2021 - Dia Internacional da Internet Segura alerta para cuidados necessários ao usar a web

27.01.2021 - Escola Judiciária do TSE promove seminário sobre Lei Geral de Proteção de Dados

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido