Talento de servidor do TRE do Pará rende indicação ao Prêmio Jabuti

Tendo como hobby a literatura, Samuel Marinho teve seu último livro, “Poemas de Última Geração”, indicado para a importante premiação em 2020

Servidor do TRE Pará é indicado para Prêmio Jabuti, em 02.02.2021

“A literatura representa uma forma de existir, de pensar e refletir sobre a vida. Fazer literatura me ajuda a me descobrir e a descobrir o outro e o mundo ao meu redor”, diz o servidor Samuel Marinho, que há 14 anos faz parte da equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Ele, que escreve desde os 12 anos, teve uma surpresa em outubro de 2020: teve sua última publicação, Poemas de Última Geração, indicada ao Prêmio Jabuti de Literatura.

Veja o depoimento de Samuel Marinho.

A premiação é concedida pela Câmara Brasileira de Livro (CBL), sendo considerada o mais tradicional e importante prêmio literário do país em reconhecimento ao trabalho realizado por autores, editores, ilustradores gráficos e escritores que se destacaram durante o ano.

“Eu praticamente sou um estreante na carreira literária. Apesar de a literatura fazer parte da minha vida desde cedo, acabei tendo que deixar um pouco de lado por conta de outras escolhas que fiz. Tornei-me contador para fugir da poesia, que era uma fissura desde a infância, mas não adiantou muito. A poesia sempre esteve presente em minha vida na forma de poemas, leituras e música, por isso nunca consegui realmente escapar dessa paixão”, conta Samuel, que é formado em Ciências Contábeis.

O livro Poemas de Última Geração foi redigido após quase 20 anos afastado da escrita. “Recebi a notícia da indicação com muita alegria, é claro. É um prêmio para pessoas já experientes, o maior da literatura brasileira. Nós consideramos o ‘Oscar’ da literatura, e ser indicado para a final realmente foi uma grande vitória, afinal, estive na lista com nomes de poetas consagrados. Me senti muito contemplado só por ter estado na final”, completa.

O servidor conta ainda que tem o Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE) como um grande parceiro e incentivador do seu trabalho. “Sempre contei com o apoio do Centro Cultural, tanto no lançamento do primeiro livro, Poemas In Outdoors, em janeiro de 2019, como neste que foi indicado ao Jabuti, em fevereiro de 2020. Eu não teria condições de divulgar os livros de uma forma profissional, como a que foi feita com o apoio deles e da Assessoria de Comunicação do Tribunal. Só tenho gratidão por tudo o que o Tribunal investe para proporcionar que nossas potencialidades sejam elevadas”, conclui Samuel.

Conheça mais sobre os serviços do TRE-PA.

Este texto faz parte da série “Nós somos a Justiça Eleitoral”, que vai mostrar a todos os brasileiros quem são as pessoas que trabalham diariamente para oferecer o melhor serviço ao eleitor. A série será publicada durante todos os dias de fevereiro, mês em que se comemora o aniversário de 89 anos de criação da Justiça Eleitoral.

TP/LC, DM com informações do TRE-PA

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido