Barroso recebe Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do Acre

Durante inauguração da nova sede do TRE-AC, ministro defendeu a segurança do processo eletrônico de votação

Ministro Luís Roberto Barroso recebe a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do  Acre.

A população acreana passa a contar, a partir de agora, com uma Corte Eleitoral mais moderna, confortável e segura. Foi inaugurada, nesta quinta-feira (29), a nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.

Veja como foi a solenidade.

Após a declaração do começo dos trabalhos nas novas instalações pela presidente do TRE, desembargadora Denise Bonfim, foi iniciada a cerimônia de outorga da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do Acre ao ministro Barroso e outras autoridades. De acordo com ela, a condecoração foi entregue ao presidente do TSE “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados, que muito contribuíram para o engrandecimento, o fortalecimento e a respeitabilidade da Justiça Eleitoral do estado do Acre”.

Em seu discurso, o ministro agradeceu o reconhecimento e falou sobre a inauguração do novo edifício. “Cumprimento a presidente e todos os ex-presidentes do Tribunal Regional Eleitoral que participaram da construção deste belíssimo prédio. Estão todos de parabéns, desde o arquiteto, passando pelos pedreiros, até quem efetivamente coordenou cada um desses passos. O prédio é muito bonito e a alma que vão colocar aqui dentro dele também estou certo de que será”, disse.

Veja a íntegra do discurso do ministro Luís Roberto Barroso.

Ao prosseguir, Barroso destacou a importância da democracia para a sociedade e falou da época em que os processos eleitorais eram caracterizados por fraudes. “Mas, desde 1996, jamais se documentou, na vida brasileira, um episódio de fraude. E se houver, vamos apurar, porque ninguém tem paixão por urnas eletrônicas; nós temos paixão por eleições livres e limpas, e esse é o nosso compromisso”, frisou.

Ao finalizar o evento, a desembargadora Denise Bonfim reafirmou o compromisso da Corte com a sociedade e o bom desenvolvimento das atividades judicantes. Ela ainda registrou o intenso trabalho dos membros da Corte para a concretização de um sonho, que é a nova sede do Tribunal. Também participaram da solenidade o vice-presidente do TRE-AC e corregedor regional eleitoral, Luís Camolez, e o governador do estado, Gladson Cameli, entre outras autoridades locais.

Segurança e estrutura

A nova edificação possui dois blocos principais: uma ala térrea, que abrigará as atividades do Pleno; e uma torre, para as atividades administrativas e jurisdicionais, composta de quatro pavimentos, térreo, subsolo e estacionamento. Em maio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) garantiu que todos os sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico do prédio atendem à legislação brasileira.

AL/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido