Dados completos sobre o eleitorado podem ser acessados no Repositório de Dados Eleitorais

Ferramenta também oferece ao usuário informações sobre todas as eleições, de 1945 a 2020

Repositório dados Eleitorais - 09.07.2021

Jornalistas, estatísticos, cientistas políticos, historiadores, estudantes, advogados e qualquer cidadã ou cidadão que queira conhecer os dados eleitorais em minúcias pode contar com o Repositório de Dados Eleitorais (RDE), uma ferramenta da página de estatísticas do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reúne dados brutos sobre todas as eleições brasileiras, de 1945 até hoje.

Criado em 2009 e constantemente aprimorado desde então, o RDE disponibiliza no formato de planilhas as informações completas sobre candidatos, eleitorado, resultado de eleições, comparecimento e abstenções, partidos, pesquisas eleitorais, prestação de contas eleitorais e partidárias e a produção jurisdicional do TSE.

Segundo o chefe da área de Estatística do TSE, Felipe Antoniazzi, o livre acesso ao banco de informações eleitorais do TSE busca dar autonomia aos jornalistas e demais pessoas que buscam os dados, fazendo com que eles consigam encontrar o que buscam por conta própria. Da mesma maneira, o RDE serve como uma importante ferramenta de transparência. “Ele amplia a possibilidade de controle externo das eleições, como na atividade partidária e no emprego dos recursos de campanha pelos partidos e candidatos”, explica.

O RDE pode ser acessado por meio do menu “Eleitor e Eleições”, no topo do Portal do TSE, na opção “Estatísticas”. Ao acessar a página, basta clicar na opção “Repositório de Dados Eleitorais”.

Bancos de dados

A área de Estatística do TSE é a responsável pela gestão dos bancos de dados do RDE. Ao ser acessado, o sistema gera arquivos que contêm dados brutos, que, em alguns casos, depois de baixados, devem ter as extensões “.txt” trocadas por “.csv”. Essa operação possibilitará a abertura das informações em qualquer planilha eletrônica. A partir dos dados brutos, qualquer consulta, filtro ou cruzamento das informações é de responsabilidade do pesquisador.

As informações são disponibilizadas na medida em que passaram a constar do levantamento que a Justiça Eleitoral faz a cada eleição. O perfil do eleitorado por gênero e faixa etária, por exemplo, só passou a ser monitorado a partir de 1994. Os dados sobre prestações de contas partidárias estão disponíveis de 2002 para cá, e os relativos às prestações de contas eleitorais somente a partir de 2017.

Portanto, as informações mais antigas tratam basicamente dos candidatos e de partidos que concorreram às eleições desde meados da década de 1940. Os dados são atualizados periodicamente, de forma a refletir todas as eventuais retotalizações que são feitas em decorrência de decisões judiciais.

Junto com a planilha de dados também segue um arquivo com instruções ao usuário sobre a formatação das tabelas. É importante ler esse documento de instruções para conhecer o layout das tabelas existentes no Repositório de Dados Eleitorais e observar a data de geração do arquivo, para, então, fazer as importações e consultas de forma adequada.

Para conhecer o eleitorado

O RDE disponibiliza informações detalhadas sobre o eleitorado em nível nacional, estadual, municipal, por zona e seção eleitoral. Baixando as planilhas correspondentes, é possível segmentar os eleitores de uma determinada região geográfica por sexo, faixa etária, grau de instrução, deficiência física, nome social e estado civil.

Na opção “Eleitorado”, no menu do Repositório de Dados Eleitorais, é possível baixar planilhas com informações a partir de 1994. Sobre as Eleições Municipais de 2020, qualquer pessoa que fizer a pesquisa poderá obter os dados gerais das eleitoras e eleitores à época, o perfil do eleitorado com deficiência, o perfil por seção eleitoral e ainda por local de votação.

Há ainda a opção de consultar a página “Estatísticas Eleitorais”, que apresenta, de modo gráfico e num plano geral, os dados do RDE sobre as Eleições de 2014 a 2020. As seções apresentadas podem ter as informações cruzadas com outras que também estejam disponíveis. Por fim, os dados do eleitorado também estão disponíveis num plano mais amplo na página “Estatísticas do Eleitorado”, que também importa conteúdo do RDE.

RG/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido