A urna eletrônica é confiável: Clica e Confirma mostra teste de integridade feito no equipamento

Pela primeira vez, a auditoria foi realizada em uma eleição suplementar, na cidade de Petrolândia (SC)

Banner Clica e Confirma

O Clica e Confirma, podcast da Justiça Eleitoral, já está disponível. O destaque desta semana é o teste de integridade da urna eletrônica. A auditoria, que já faz parte das eleições gerais e municipais, foi realizada pela primeira vez em um pleito suplementar.

O teste feito na cidade de Petrolândia (SC), no dia 13 de junho, funciona como uma votação oficial para verificar se a urna, de fato, computa todos os votos que recebe. A eleição da cidade catarinense também contou com a participação de cinco observadores internacionais.

Os detalhes da assinatura de acordos de cooperação técnica entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também estão no episódio 52 do Clica e Confirma. Os acordos são para adesão ao “Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos”, bem como à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ).

A finalidade é promover o acesso à Justiça, por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e Inteligência Artificial. O TSE vai coordenar a participação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Na série “Por Dentro da Urna Eletrônica”, em comemoração dos seus 25 anos, veja como é feito o Teste Público de Segurança (TPS). O objetivo é receber contribuições da sociedade brasileira, comunidade científica, instituições, sociedade civil e partidos que possam melhorar a segurança do processo e aperfeiçoar o sistema eletrônico de votação utilizado nas eleições do país.

O podcast traz, ainda, no quadro “Perto de Você”, duas ótimas notícias. Uma do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e outra do TRE do Acre (TRE-AC).

O programa é apresentado pelo jornalista Rimack Souto. Você pode ouvir o Clica e Confirma no Portal e no canal do TSE no Spotify.

PN/LC, DM com informações da Coordenadoria Audiovisual do TSE

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido