Canal do TSE lança vídeos internacionais sobre a Justiça Eleitoral

Playlist conta com vídeos gravados pelo presidente da Corte sobre a segurança da urna

 Canal do TSE lança vídeos internacionais sobre a Justiça Eleitoral - 07.06.2021

Já está no ar no Canal do TSE no YouTube uma playlist com vídeos que mostram a Justiça Eleitoral para o mundo. São vídeos institucionais que falam sobre o processo eleitoral, sobre a segurança da urna e até sobre as ações adotadas para combater a Covid-19 durante as últimas eleições.

Dentro dessa playlist, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, gravou uma série de vídeos em inglês, espanhol e francês sobre a segurança, a confiabilidade, a transparência e a auditabilidade da urna eletrônica brasileira. Esses vídeos fazem parte de uma campanha em comemoração aos 25 anos da urna.

O objetivo é mostrar, com clareza, cada fase do processo eleitoral: desde o desenvolvimento dos programas produzidos pelo TSE e que são inseridos nas urnas até a totalização dos votos. A campanha enfatiza que qualquer observador externo pode verificar a lisura do que está sendo feito. Em um dos vídeos, Barroso explica por que o voto eletrônico deixa um rastro e pode ser auditado a qualquer momento.

Referência

O protocolo de segurança em relação à pandemia de Covid-19 adotado durante as Eleições 2020 é tema de um dos vídeos explicativos e está legendado em inglês e espanhol. O material pode servir, inclusive, de referência e informações para outras nações que vão realizar eleições ainda durante a pandemia.

A playlist “TSE pelo mundo” é uma produção de iniciativa da Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom) e da Assessoria de Assuntos Internacionais e Cerimonial (Ain) do TSE. Os vídeos foram totalmente produzidos pela Secretaria de Comunicação do TSE e não representaram nenhum custo adicional para o Tribunal.

Os conteúdos internacionais são uma referência e poderão ser utilizados como material de apresentação para quem for representar o Tribunal fora do Brasil e para explicar às comitivas de visitantes estrangeiros os mecanismos de segurança que atestam a total confiabilidade da urna eletrônica brasileira.

Assista a playlist no Canal do TSE.

EM/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido