Clica e Confirma: na Câmara dos Deputados, Barroso fala sobre riscos do voto impresso

Presidente do TSE participou de debate em comissão que discute o tema

A edição desta semana do Clica e Confirma, podcast da Justiça Eleitoral, já está disponível. O destaque é a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, na Comissão Geral da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (9).

O ministro falou sobre o voto impresso e a desinformação no processo eleitoral. O encontro foi marcado para debater as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) nº 135/2019 e nº 125/2011, que tratam, respectivamente, do voto impresso e da reforma eleitoral.

O episódio 51 do Clica e Confirma também mostra como foi a viagem do presidente do TSE ao México, onde atuou como observador internacional das eleições daquele país. Lá, Barroso ainda participou do evento: “Processo Eleitoral Federal e os Processos Eleitorais Locais Concorrentes 2020-2021”, promovido pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE), onde defendeu respostas imediatas no combate à desinformação.

Em comemoração aos 25 anos da urna eletrônica, o programa conta como foi a evolução do sistema de votação no Brasil. E na série “Por Dentro da Urna Eletrônica”, o destaque é a importância do Boletim de Urna (BU) para a transparência do processo eleitoral. O BU é mais uma ferramenta de auditoria, sendo impresso assim que a votação é encerrada.

O programa é apresentado pelo jornalista Rimack Souto. Você pode ouvir o Clica e Confirma no Portal e no canal do TSE no Spotify.

PN/LC, DM com informações da Coordenadoria Audiovisual do TSE

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido