Glossário Eleitoral explica sobre a Lei Agamenon

O serviço é fonte de consulta essencial para quem deseja conhecer a história da Justiça Eleitoral brasileira

Glossário Eleitoral

Mais conhecido como Lei Agamenon, o Decreto-Lei nº 7.586, de 28 de maio de 1945, recriou a Justiça Eleitoral no Brasil no fim da vigência do Estado Novo da Era de Getúlio Vargas, regulando em todo o país o alistamento eleitoral e as eleições. 

Criada em um momento único da história do processo eleitoral do país, a definição dessa lei pode ser pesquisada no Glossário Eleitoral Brasileiro, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o Glossário, a Lei Agamenon – que ficou conhecida pelo nome de seu elaborador e então ministro da Justiça, Agamenon Magalhães – também introduziu na legislação eleitoral brasileira a exigência de organização em bases nacionais para o registro de partidos políticos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O Glossário

O serviço contém mais de 300 expressões jurídico-eleitorais dispostas em ordem alfabética. O Glossário pode ser consultado em espaço específico no Portal do Tribunal.

É uma importante fonte de informações históricas para quem busca esclarecimentos sobre o vocabulário e a legislação citada nas instâncias da JE.

EM/CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido