Clica e Confirma destaca mais histórias em celebração aos 25 anos da urna eletrônica

Episódio conta a trajetória de um mesário de 90 anos, que há 40 colabora com o país nas eleições

Banner Clica e Confirma

Já está no ar mais uma edição do Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral. O episódio 47 traz mais histórias e curiosidades dos 25 anos de utilização da urna eletrônica nas eleições brasileiras.

O personagem desta edição é Hermenegildo Pereira, morador de Praia Grande (SP). Prestes a completar 91 anos de idade, ele fala dos cerca de 40 anos como mesário nas eleições brasileiras e de sua atuação antes e depois da implantação da urna eletrônica, em 1996.

O episódio vai falar também da campanha institucional sobre a segurança do processo eleitoral. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, gravou uma mensagem de orgulho e confiança aos brasileiros. Barroso defende a urna eletrônica e afirma que o sistema de votação é seguro, transparente e auditável.

A repórter Renatta Gorga desmente uma mensagem que vem circulando nas redes sociais e em aplicativos de mensagens. A notícia falsa diz que somente três países – Brasil, Cuba e Venezuela – adotam sistemas eletrônicos de votação. O Instituto para Democracia e Assistência Eleitoral Internacional (Idea) revelou que o voto eletrônico é adotado por pelo menos 46 países.

O Clica e Confirma desta semana também explica como funciona o Grupo de Trabalho para a Sistematização de Normas Eleitorais (SNE), criado em 2019 pelo TSE para promover estudos e indicar melhorias nas regras que regem as eleições do país.

O programa é apresentado pelo jornalista Rimack Souto. Você pode ouvir o Clica e Confirma na plataforma de áudio Spotify e no Portal do TSE.

PN/LC, DM com informações do Núcleo de Rádio e TV do TSE

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido