Mesários têm até hoje (28) para participar da pesquisa sobre as Eleições 2020

Mais uma parceria entre TSE e Ipea, a pesquisa busca conhecer o perfil de mais de 635 mil pessoas que auxiliaram a Justiça Eleitoral nas últimas eleições

Pesquisa Mesários -

Termina nesta sexta-feira (28) a pesquisa de opinião com mesários referente às Eleições Municipais de 2020. Lançada no dia 10 de maio, a pesquisa é mais uma parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O levantamento tem como alvo um público de 635.752 pessoas, que receberam, pelo aplicativo Mesário (baixe o app no Google Play ou na App Store), um convite para participar da pesquisa. O questionário contém 25 perguntas objetivas e necessita de apenas um minuto para ser preenchido. 

Além de detectar o perfil dos mesários – colaboradores da Justiça Eleitoral fundamentais para a realização de uma eleição –, outra meta da pesquisa é coletar impressões, experiências e sugestões dos consultados sobre o trabalho efetivado, para que o processo eleitoral seja aprimorado.

As indagações propostas abordam temas como: o que os motivou a trabalharem como mesários; avaliação da experiência; treinamento recebido; fraude; fake news; cuidados relacionados à pandemia de Covid-19; e funcionamento do aplicativo.

Campanha

A pesquisa busca conhecer melhor os que atuaram como mesários voluntários em um ano marcado pela pandemia de Covid-19. O levantamento pretende ainda avaliar o impacto que a campanha da Justiça Eleitoral encabeçada pelo médico Drauzio Varella pode ter exercido sobre a decisão desses colaboradores de trabalharem no último pleito.

Nas peças veiculadas em emissoras de rádio, TV e redes sociais, o médico solicitava às pessoas para que se inscrevessem, de modo voluntário, como mesários e mesárias para colaborar com a realização das Eleições de 2020. Drauzio Varella também explicava, nos conteúdos, que o TSE havia tomado as devidas precauções para proteger a saúde de todos durante o processo de votação.

A campanha teve tanto êxito que a Justiça Eleitoral registrou um recorde de inscrições de mesários voluntários nas semanas que se seguiram à sua veiculação. 

Para mais informações sobre a pesquisa, acesse o Canal do Mesário no Portal da Justiça Eleitoral. 

EM/CM, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido