Pesquisa ouve mesários sobre as últimas eleições

TSE e Ipea se unem com o objetivo de conhecer o perfil de mais de 635 mil participantes e otimizar o processo eleitoral

Pesquisa Mesários -

Por meio de mais uma parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança, nesta segunda-feira (10), uma pesquisa de opinião com mesários sobre as Eleições Municipais de 2020. 

O estudo será realizado com 635.752 pessoas, que receberão, pelo aplicativo Mesário, um convite para participar. As respostas poderão ser enviadas até o dia 28. O questionário reúne 25 perguntas objetivas e leva apenas um minuto para ser concluído. Com a iniciativa, o objetivo é coletar impressões, experiências e sugestões sobre o trabalho realizado para que o processo eleitoral seja aprimorado.

Entre os temas abordados nas questões estão: o que os motivou a trabalharem como mesários; avaliação da experiência; treinamento recebido; fraude; fake news; cuidados relacionados à pandemia de Covid-19; e o funcionamento do aplicativo.

Campanha

Além de identificar o perfil desses importantes aliados do processo eleitoral e coletar informações úteis para pleitos cada vez mais legítimos e seguros, a pesquisa pretende conhecer melhor os que trabalharam como mesários voluntários em pleno ano de pandemia.

Um dos itens, inclusive, questiona o impacto da campanha da Justiça Eleitoral realizada em agosto de 2020 com o médico Drauzio Varella. Nas peças veiculadas em rádio, TV e redes sociais, ele incentivava a inscrição espontânea, esclarecendo o cumprimento do TSE a todas as providências para proteger a saúde de todos. Na ocasião, a Justiça Eleitoral registrou um recorde de inscrições de mesário voluntário.

Para mais informações, acesse o Canal do Mesário e o Portal da Justiça Eleitoral.

AL/CM/DM

Últimas notícias postadas

Recentes