Servidores da JE contam como contribuíram com a produção do livro “Eleições na Primeira República”

Obra será lançada no dia 11 de maio e é fruto de um termo de cooperação entre o TSE e a USP. Veja a entrevista com os servidores

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai lançar, de forma virtual, no dia 11 de maio, o livro Eleições na Primeira República – 1889 a 1930, fruto de cooperação técnica com a Universidade de São Paulo (USP). A obra foi organizada por Paolo Ricci, professor doutor do Departamento de Ciência Política da USP, e conta com o prefácio do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Nessa cooperação, a USP ficou responsável pelo conteúdo do livro, que é composto por 17 artigos de diferentes autores, sendo a maioria deles doutores e pós-doutores em Ciência Política e História de diversas universidades do país. O TSE, por meio da Secretaria de Gestão da Informação (SGI), incumbiu-se da revisão e da editoração da obra, incluindo a busca de imagens junto à Biblioteca Nacional e a publicação do livro.

Para Cleber Schumann, titular da SGI, a aproximação da Justiça Eleitoral com a academia permite que se faça um resgaste da memória eleitoral e institucional, sobretudo em períodos em que há muitas lacunas na história das eleições, como na primeira fase da Justiça Eleitoral (1932 a1937) e no início da segunda fase (1945).

De acordo com o secretário, o livro foi pensado para ser o primeiro de uma série. “A ideia é fomentar esta iniciativa tanto com a USP quanto com outras universidades. Essa aproximação tem se mostrado interessante para os dois lados e o Tribunal tem muito a oferecer para a academia: temos uma equipe de editoração de alta qualidade, um parque gráfico robusto e um acervo arquivístico riquíssimo que já vem auxiliando muitos pesquisadores. Estamos de portas abertas para as universidades”, concluiu o secretário.

Veja entrevista com servidores da JE sobre a produção do livro Eleições na Primeira República

Imagens

O chefe substituto da Seção do Museu do TSE, André Antonio, conta que foram quatro anos desde as primeiras conversas com o professor Paolo Ricci, até o lançamento do livro. Paolo, já então conhecedor do trabalho do Museu do Tribunal para preservação da história eleitoral brasileira e da memória da Justiça Eleitoral, tais como pesquisas, atividades educativas e expositivas, foi quem sugeriu o termo de cooperação, firmado em 2018.

À medida que os pesquisadores iam levantando dados históricos, eles também já iam informando à equipe do Museu quais imagens seriam interessantes para ilustrar cada artigo. A maior fonte de pesquisa foi a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional que, gentilmente, cedeu ao TSE o direito de uso de cerca de 160 fotos, charges e recortes de jornais e revistas da época que ilustram o livro. O Museu da República (RJ) e a Biblioteca da Presidência da República também cederam imagens para a obra.

André explica que, após o lançamento, o livro estrará disponível a todos estudantes, pesquisadores e interessados em geral em dois espaços do  Portal do TSE : Catálogo de Publicações e  Biblioteca Digital

Mapas

Daniel Galuch, chefe do cartório eleitoral da cidade de Terra Rica (PR), assina o artigo “A pena contra a espada: erudição e militarismo em combate na campanha civilista de 1910” em conjunto com a professora Jaqueline Zulini. Ele contribuiu com a produção de dois mapas de desempenho eleitoral, com o intuito de mostrar a competição e a dinâmica entre os dois candidatos à eleição presidencial de 1910: o militar Hermes da Fonseca e o civilista Ruy Barbosa.

Desde 2007, quando tomou posse como servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Daniel percebeu que a Justiça Eleitoral era uma fonte de dados abundantes para ajudar vários ramos do conhecimento e que havia uma carência em mapeamento de resultados eleitorais de pleitos antigos como os distritos eleitorais do Império e da República.  

Já formado em Direito, fez Geografia e apresentou a evolução dos 80 anos de zonas eleitorais no Brasil em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em 2015, colaborou com a exposição de vários mapas de zonas eleitorais de 1933 e 1952 na mostra A Saga da Reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945. Desde 2019, Daniel tem se dedicado a desenvolver o Atlas Eleitoral do Paraná, que terá o primeiro volume publicado neste mês de maio.

Serviço

Lançamento virtual do livro Eleições na Primeira República
Dia : 11 de maio de 2021
Horário: 18h
Transmissão pelo Canal do TSE no YouTube.

GA/CM, DM

Saiba mais:

26.04.2021- TSE e USP lançam em maio livro “Eleições na Primeira República”

16.04.2021 - Veja entrevista com organizador de livro do TSE e USP sobre eleições na Primeira República

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido