Acessibilidade na Justiça Eleitoral é destaque do Clica e Confirma

Episódio explica como as iniciativas acessíveis são importantes para a democracia

Banner Clica e Confirma

As iniciativas da Justiça Eleitoral no campo da acessibilidade são o tema principal da edição desta semana do Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral (JE). Bruno Andrade, subcoordenador da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fala sobre a acessibilidade no setor público como um todo, as ações necessárias e o apoio da JE – por meio da Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do Tribunal – à rede de acessibilidade do Judiciário.

O outro convidado do debate é o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Ele fala sobre a iniciativa do Regional de implantar, no dia 1º de março, a participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as sessões de julgamentos do tribunal. Assim, elas podem ser acompanhadas e compreendidas por pessoas com deficiência auditiva.

O episódio trata também da portaria publicada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto, que suspende o prazo para partidos políticos, candidatos e candidatas que não se elegeram no ano passado entregarem as mídias das prestações de contas das eleições municipais. A data-limite seria 8 de março, mas a suspensão foi necessária em razão do agravamento da pandemia de Covid-19 em várias partes do Brasil.

Mulheres

O Clica e Confirma também aborda o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. O TSE promove durante todo o mês debates sobre igualdade, liderança, violência e gênero. É o projeto Mulheres Debatem. A série de diálogos é organizada pela Comissão TSE Mulheres e tem como objetivo incentivar a participação feminina na política e na Justiça Eleitoral.

Os encontros virtuais serão transmitidos ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube e terão a participação de personalidades femininas importantes do país. Participam também o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e a jornalista Petria Chaves, que mediará todos os debates.

Sobre o podcast

O Clica e Confirma é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. Todas as sextas-feiras, a partir das 16h, você pode ouvir os novos episódios do podcast no Portal do TSE e no Spotify.

E vêm novidades por aí: em breve, o Clica e Confirma estará também ao vivo no canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

PN/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido