Confira a pauta de julgamento da sessão plenária do TSE desta terça-feira (2)

Sessão será transmitida ao vivo, a partir das 19h, pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube e pela TV Justiça

plenário vazio

Na sessão desta terça-feira (2), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral deve julgar dois recursos referentes a políticos que participaram das Eleições Municipais de 2020 com a candidatura sub judice. A sessão, por videoconferência, está prevista para começar às 19h.

No primeiro recurso, o candidato mais votado à Prefeitura de Sidrolândia (MS), Daltro Fiuza (MDB), recorre da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) que indeferiu seu registro de candidatura pela prática de ato doloso de improbidade administrativa.

Em um mandato anterior, ele teve as contas da Prefeitura e de um convênio federal desaprovadas, tanto pela Câmara de Vereadores quanto pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e, por esse motivo, estaria inelegível. O ministro Luis Felipe Salomão é o relator do caso no TSE.

O segundo recurso foi interposto por Itamar Cardoso (Avante), candidato mais votado à Prefeitura de Goianésia do Pará (PA), contra a sentença do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) que indeferiu sua candidatura por ato doloso de improbidade administrativa.

No processo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a coligação Juntos por Goianésia argumentam que o político estaria inelegível por ter tido as contas de oito convênios firmados por ele rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Segundo o MPE, em uma gestão pregressa como prefeito do município, o candidato praticou irregularidades graves, cujos prejuízos ao poder público somariam mais de R$ 1 milhão. O relator do recurso é o ministro Sérgio Banhos.

Sustentação oral

Os advogados que porventura pretendam fazer sustentação oral durante as sessões por videoconferência devem preencher o formulário disponível no Portal do TSE com 24 horas de antecedência.

Transmissão on-line

A sessão de julgamento poderá ser assistida a partir das 19h, ao vivo, pela TV Justiça e pelo canal oficial da Justiça Eleitoral no YouTube. Os vídeos com a íntegra de todos os julgamentos ficam disponíveis na página para consulta logo após o encerramento da sessão.

Confira a relação completa dos processos da sessão de julgamento desta terça-feira (2). A pauta está sujeita a alterações.

Acompanhe também as decisões da Corte Eleitoral no Twitter.

BA/LC, DM

Processos relacionados: Respe 0600225-35 (PJe) e Respe 0600249-84 (PJe)

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido