Covid-19: TRE-SP suspende eleições suplementares marcadas para este domingo (7)

Fase vermelha decretada pelo governo estadual afeta o pleito em sete municípios paulistas. Também foi suspensa a votação marcada para 11 de abril em duas cidades

Urna Eletrônica

Inicialmente marcadas para este domingo (7), as eleições suplementares para a escolha de prefeitos e vice-prefeitos em sete municípios do estado de São Paulo (Apiaí, Campina do Monte Alegre, Itaoca, Leme, Santo Antônio do Jardim e Trabiju) foram suspensas, ainda sem nova data para serem realizadas. Também foi suspensa a votação marcada para o dia 11 de abril nas cidades de Anhembi e Cajati.

A medida, tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), ocorreu após o governo estadual ter decretado, nesta quarta-feira (3), a fase vermelha do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena para amenizar os efeitos da pandemia de Covid-19. A fase vermelha está prevista para o período de 6 a 19 de março.

"A competência na matéria é do TRE, não do TSE. Porém, o presidente da Corte Regional, Waldir Nuevo, gentilmente conversou comigo antes da votação e apoiei o adiamento. O quadro atual é, possivelmente, pior do que quando pedi ao Congresso o adiamento [das Eleições Municipais 2020]. A saúde pública é o bem maior, e, por isso, a decisão foi acertada", destaca o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Segundo o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as demais datas possíveis para a realização de novas eleições em 2021 são: 2 de maio, 13 de junho, 4 de julho, 1º de agosto, 12 de setembro, 3 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro.

Veja os candidatos registrados para o pleito de 7 de março:

Apiaí
Anderson Roza (PSB)
Engenheiro Trannin (PSL)
Luciano Polaczek (PSDB)
Sergio da Padaria (PSD)

Campina do Monte Alegre
Gil (PP)
Professora Sirlei (MDB)
Tiago do Zé Dito (PSDB)

Itaoca
Trannin (DEM)

Leme
Capitão Roney (PODE)
Claudemir Borges (PSD)
Osmar Fick Jr (PSOL)
Paulinho Valença (DEM)

Piacatu
Markinho do Mazão (PODE)
Ricardo Lemes (PSDB)
Zé Carlos Toto (PTB)

Santo Antônio do Jardim
Gilmar Pezotti (PSD)
Ivonete (PP)
Neguinho (PODE)

Trabiju
Claudia (PV)
Marcelo Fonseca (DEM)

Saiba mais sobre as eleições suplementares.

AL/CM, DM 

Últimas notícias postadas

Recentes