Presidente do TSE lamenta recorde de mortes de brasileiros pela pandemia da Covid-19

Durante a sessão, Barroso incentivou a vacinação e recomendou aos TREs que limitem o comparecimento presencial de servidores

Sessão do TSE por videoconferência - 23.03.2021

Ao abrir a sessão plenária de julgamentos desta terça-feira (23), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, lamentou o novo recorde de mortes devido à pandemia da Covid-19 no Brasil.

“Registro, mais uma vez, e com grande pesar, o novo recorde negativo no Brasil de 3.251 mortos nas últimas 24 horas. Registro, também, que já tivemos desde o início da pandemia 11 servidores da Justiça Eleitoral que nos deixaram nas diferentes partes do Brasil”, afirmou o ministro.

De acordo com ele, é importante que, assim como o TSE, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também tomem medidas preventivas. “Estamos aqui, encarecidamente, recomendando a todos os tribunais regionais eleitorais que adotem a mesma política de mínimo indispensável de pessoas comparecendo fisicamente ao local de trabalho, para nós conseguirmos minimizar as perdas da família da Justiça Eleitoral em face da pandemia”, enfatizou Barroso.

Eleições suplementares

Ainda na abertura da sessão, Barroso revelou que a Corte apoia os TREs que têm optado pelo adiamento das eleições suplementares. “Embora a decisão seja de cada tribunal, no que depende do Tribunal Superior Eleitoral, nós estamos apoiando esses adiamentos e, inclusive, recomendando que assim se proceda”, disse Barroso, diante do recrudescimento da pandemia.

Alerta

Na sequência, o presidente do TSE alertou a população de todas as idades para que siga as recomendações médicas, que permaneça em casa e que use máscaras de proteção. Especialmente aos idosos em idade de vacinação, Barroso pediu que eles não deixem de comparecer aos postos. Aos jovens, que têm se tornado cada vez mais vítimas da Covid, o ministro fez um apelo. “Se preservem. Precisamos de vocês vivos para nos ajudar a fazer um país melhor e maior.”

AL/EM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido