Você sabe o que é boqueiro? O Glossário Eleitoral esclarece

Serviço revela em mais de 300 verbetes o progresso da Justiça Eleitoral do país

Glossário Eleitoral

A expressão “boqueiro” refere-se ao profissional de pesquisa de opinião pública que indaga dos eleitores, após a votação, o nome do candidato ou partido em que tenham votado. Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é assim que o Glossário Eleitoral Brasileiro esclarece a inusitada designação dada a esse personagem das eleições.    

O Glossário explica, também, que a atividade de “boqueiro” permite que se elabore a previsão do resultado das eleições nos sistemas eleitorais majoritário (em que se elegem presidente da República, senadores, governadores de estado e prefeitos) e proporcional (no qual se elegem deputados federais, estaduais, distritais e vereadores).

O Glossário 

O Glossário Eleitoral é uma importante fonte de pesquisa para estudantes, estudiosos da evolução da Justiça Eleitoral e para o público em geral.

Ao percorrer os seus mais de 300 verbetes, o internauta obtém informações sobre o processo eleitoral, como o alistamento do cidadão na condição de eleitor, sistemas de eleições (majoritária e proporcional) e informações sobre a votação, apuração e totalização de votos, entre outros dados.

O serviço é de fácil consulta pelo usuário, porque as expressões estão distribuídas em ordem alfabética.

EM/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido