Benedito Gonçalves e Paulo de Tarso Sanseverino tomam posse como ministros efetivo e substituto do TSE

Solenidade de posse dos magistrados, representantes do STJ na Corte Eleitoral, foi realizada nesta terça (9)

Solenidade de posse ministros TSE - 09.11.2021

Representantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os ministros Benedito Gonçalves e Paulo de Tarso Sanseverino tomaram posse na sessão desta terça-feira (9) como ministros efetivo e substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente. Gonçalves assumiu a cadeira que era ocupada pelo ministro Luis Felipe Salomão, também integrante do STJ, que completou o período de dois anos como titular da Corte Eleitoral.

Ao prestar o compromisso regimental, os dois prometeram cumprir, bem e fielmente, com os respectivos deveres e atribuições, em harmonia com a Constituição e as leis da República. Durante a cerimônia, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, falou sobre a chegada dos novos pares e saudou a ambos.

“É uma alegria receber esses dois grandes juízes, juristas que vêm do STJ, onde honram a magistratura. Um prazer e honra tê-los aqui entre nós. Contamos com a valiosa contribuição dos eminentes ministros empossados, com sua integridade e talento, para ajudarem na condução da Justiça Eleitoral”, declarou.

Currículos

Novo titular do TSE, o ministro Benedito Gonçalves é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Direito Processual Civil. Além disso, é mestre em Direito. Exerceu o cargo de desembargador no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), com sede no Rio de Janeiro, onde foi igualmente diretor da Escola da Magistratura Federal.

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), bem como mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como desembargador no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), Corte em que também foi juiz de direito e juiz eleitoral.

JM/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido