Confira a pauta de julgamentos do TSE desta terça-feira (23)

Sessão será transmitida a partir das 19h30 pelo canal do TSE no YouTube

Plenário vazio

Na sessão de julgamentos desta terça-feira (23), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve analisar recurso do ex-prefeito de Magé (RJ) Rafael Santos de Souza e do deputado estadual e ex-vice-prefeito do município, Vandro Lopes Gonçalves, condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por abuso de poder político e conduta vedada.

De acordo com a acusação do MPE, durante a campanha de 2018, o então prefeito e o candidato a deputado estadual teriam distribuído cestas básicas a servidores comissionados poucos meses antes do pleito. O relator é o ministro Mauro Campbell Marques.

Também está previsto para ser julgado recurso de Eliel Prioli e José Alfredo Perez Cantori, vereadores eleitos do município de Monte Azul Paulista (SP), em 2020. Eles tentam reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que cassou o registro de todos os candidatos do MDB no município nas últimas eleições por uso de candidatura feminina fictícia para atender à cota de gênero nas eleições para vereador.

A irregularidade estaria evidenciada por meio de gravação ambiental feita por uma candidata que desistiu da disputa. No início deste mês, o Plenário do TSE decidiu que os políticos deveriam continuar afastados até que o Plenário analisasse o mérito do recurso, que está na pauta de hoje.

Sustentação oral

Os advogados que pretendem fazer sustentação oral durante as sessões por videoconferência devem preencher o formulário disponível no Portal do TSE com 24 horas de antecedência.

Transmissão on-line

A sessão de julgamento poderá ser assistida, ao vivo, pela TV Justiça e pelo canal do TSE no YouTube. Os vídeos com a íntegra de todos os julgamentos ficam disponíveis na página para consulta logo após o encerramento da sessão.

Confira a relação completa dos processos da sessão de julgamento desta terça-feira (23). A pauta está sujeita a alterações.

Por dentro das decisões

Quem acompanha os julgamentos da Corte agora pode assistir ao programa Então é isso, que vai ao ar toda sexta-feira no canal do TSE no YouTube. A proposta é falar sobre as decisões tomadas pela Justiça Eleitoral numa linguagem simples e acessível para levar informação de qualidade à sociedade e evitar a desinformação.

Para mais conteúdos relacionados ao processo eleitoral e à segurança das urnas, inscreva-se no canal do TSE no YouTube.

Acompanhe também as decisões da Corte Eleitoral no Twitter.

MM/CM, DM

Processos relacionados: LT 0601587,  LT0600314, RO 0608847 e RE 0600530

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido