Novos ministros e corregedor tomam posse no TSE nesta terça-feira (9)

Cerimônia será em plenário, antes da sessão de julgamentos

Plenário vazio

A sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (9) começará meia hora mais cedo, a partir das 18h30. Na ocasião, o Plenário dará posse aos ministros Benedito Gonçalves e Paulo de Tarso Sanseverino nos cargos de ministro efetivo e ministro substituto, respectivamente. Ambos são representantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na Corte Eleitoral.

Em seguida, haverá a eleição e a posse do novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, cargo que, pela ordem de antiguidade da representação de ministros do STJ no TSE, deverá ser ocupado pelo ministro Mauro Campbell Marques. Ele passa a substituir o ministro Luis Felipe Salomão na função, cujo biênio no Tribunal terminou no dia 29 de outubro.   

Mauro Campbell Marques

O ministro Mauro Campbell Marques tomou posse como membro efetivo do TSE em 1º de setembro de 2020, após atuar como ministro substituto desde agosto de 2018.

Natural de Manaus (AM), formado em Direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett (Unibennett) em 1985, Mauro Campbell Marques foi promotor e procurador de Justiça no estado e ocupou por três vezes o cargo de procurador-geral de Justiça. Ele integra o STJ desde junho de 2008.

Benedito Gonçalves

Nascido no Rio de Janeiro (RJ), o ministro Benedito Gonçalves formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1978. É mestre em Direito e tem especialização em Direito Processual Civil. Ingressou na magistratura em 1988 como juiz federal titular da Vara Única de Santa Maria, da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul. 

Em 1998, tornou-se juiz do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, onde, posteriormente, ocupou o cargo de desembargador federal. Benedito Gonçalves é ministro do STJ desde agosto de 2008. Ele tomou posse como substituto no TSE em novembro de 2019.

Paulo de Tarso Sanseverino

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino é natural de Porto Alegre (RS) e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1983. Concluiu o mestrado em 2000, e o doutorado em 2007, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em 1984, passou a atuar como promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Ingressou na magistratura gaúcha em 1986, como juiz de Direito. Foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul em 1999. Paulo de Tarso Sanseverino é ministro do STJ desde agosto de 2010. 

 Composição

O TSE é formado por, no mínimo, sete ministros. Três são oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF), um dos quais é o presidente da Corte, e dois ministros vêm do STJ. Cabe ao TSE escolher o corregedor-geral Eleitoral entre os ministros designados pelo STJ. Completam o Tribunal dois juristas vindos da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

EM/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido