Seminário vai discutir governabilidade nos sistemas eleitorais da Alemanha e do Brasil

Evento virtual promovido pela EJE acontecerá na próxima segunda-feira (29)

Governabilidade e Sistemas Eleitorais

O tema “Governabilidade e Sistemas Eleitorais: as experiências na Alemanha e no Brasil” vai pautar o seminário virtual promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), na próxima segunda-feira (29). O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, participa da abertura junto com o ministro Carlos Horbach e com a representante da EJE, Ariane Costa.

Os participantes vão debater temas do livro Partidos Políticos: um enfoque transdisciplinar, organizado pelos pesquisadores alemães Julian Krüper, Heike Merten e Thomas Poguntke. A discussão abordada pela obra é centrada nos aspectos que permeiam a regulação jurídica dos partidos, as consequentes transformações e o futuro das legendas partidárias.

O sistema de voto distrital misto alemão, considerado uma referência para outros países na Europa, apresentou, nas suas últimas eleições (2017 e 2021), desafios a serem enfrentados. Em território brasileiro, por outro lado, o debate sobre o sistema eleitoral é recorrente e, muitas vezes, responsabilizado pela fragilidade dos partidos e pela fragmentação do sistema partidário.

O seminário será híbrido e contará com intérprete de libras e tradução simultânea em português e em inglês.

Confira a programação.

AL/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido