TPS 2021: terceiro dia tem evolução nos planos de ataque

Três projetos já foram concluídos, e os participantes podem propor novas estratégias

TPS, 3º dia

Em continuidade ao trabalho realizado desde o dia 22, os participantes do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação iniciaram o terceiro dia de participação, nesta quarta-feira (24), com evolução nos planos de ataque.

De acordo com o chefe da Seção de Voto Informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rodrigo Coimbra, os investigadores que concluírem os trabalhos têm a possibilidade de apresentar novas propostas de testes até a próxima sexta-feira (26).

A advogada Lorenna Tredezzini conta que fez questão de participar do TPS, mesmo sem pertencer à área de tecnologia. Para apresentar o plano – Registro digital do voto e ordem de votação: possível quebra de sigilo –, foi preciso estudar a estrutura da urna eletrônica.

“Meu plano é tentar rastrear a ordem de votação para ver se há uma possibilidade de quebra de sigilo do voto. Ele consiste em três eleições simuladas, e já foram concluídas duas. Agora, preciso aumentar o desafio e colocar combinações de números diferentes para dificultar esse procedimento”, explica.

Outro investigador é André Matos, que formulou o plano “verificação do comportamento do parâmetro urna: mcriptografar”, mas não foi comprovada nenhuma vulnerabilidade no sistema. “O plano consistia na verificação de parâmetros de configuração internos da urna para simular um ataque interno, do próprio TSE”, explicou. Com a conclusão do planejamento, agora André passará a ajudar outros participantes.

Auxílio

Os 29 planos de ataque são executados pelos investigadores com o auxílio de servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais, encarregados de providenciar o material necessário a cada projeto e o suporte técnico aos participantes.

O TPS contempla ações controladas para identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição. O evento ocorre durante toda essa semana e, caso sejam detectadas possíveis ameaças, os casos serão avaliados pelo TSE para posterior correção antes das Eleições 2022. Com a iniciativa, a Justiça Eleitoral conta com o apoio da sociedade para fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral.

AL/CM, DM

Saiba mais sobre o TPS 2021

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido