“Então é Isso”, novo programa do TSE, estreia no YouTube
Proposta é deixar o “juridiquês” de lado e falar das decisões da Justiça Eleitoral de maneira simples e dinâmica
Divulgar as decisões da Justiça Eleitoral numa linguagem simples e acessível. Essa é a missão do novo programa produzido pela Coordenadoria de Audiovisual (Coav) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lançado nesta sexta-feira (22). Pensado para o púbico das redes sociais, o “Então é isso”, que será exibido toda sexta no canal do Tribunal no YouTube, está em sintonia com a preocupação da Corte em levar informação de qualidade para a sociedade e combater a desinformação.
Em cada episódio, o jornalista Henrique Amaral vai destacar um tema relacionado às ações julgadas no Plenário do TSE e ao processo eleitoral brasileiro. “A ideia é fugir do juridiquês e traduzir tudo para uma linguagem mais direta e de fácil entendimento”, explica a coordenadora de Audiovisual do TSE, Tatiana Cochlar. “Por isso, escolhemos um cenário que não tem nada a ver com um tribunal: buscamos algo que lembrasse uma casa”, ressalta.
Com esse objetivo, apesar de ser gravado nos estúdios do TSE, o programa mostra um ambiente acolhedor e com ar despojado, lembrando o quarto de um jovem, com móveis e objetos mais modernos. Também serão usados efeitos sonoros e visuais para deixar a narrativa mais clara e dinâmica.
O primeiro episódio fala sobre Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), um tema bem atual e que foi escolhido pelo interesse do público, já que na próxima semana o Plenário do TSE vai analisar duas Aijes que acusam o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o vice-presidente, Hamilton Mourão, de contratar um serviço de disparo em massa de mensagens de WhatsApp durante a campanha eleitoral de 2018. “É um assunto que desperta grande interesse. Falar sobre ele de forma mais clara e simples será o nosso primeiro desafio”, resume Cochlar.
Números
Desde 20 de julho de 2010, data em que foi criado, o canal do TSE no YouTube, que já possui mais de 251 mil inscritos, contabiliza mais de 47 milhões de visualizações e uma média de 448 mil visualizações por mês. O recorde aconteceu no dia 13 de novembro de 2020, com 1,2 milhão de acessos.
O vídeo mais visto (com cerca de 4,2 milhões de visualizações) é Vote com segurança – Dicas para as Eleições 2020, que trouxe orientações para as eleitoras e os eleitores votarem com segurança no último pleito.
O público do canal é composto, principalmente, por pessoas de 18 a 24 anos (35,20%) e de 25 a 34 anos (21,5%).
Para mais conteúdos relacionados ao processo eleitoral e à segurança das urnas, inscreva-se no canal do TSE no YouTube.
MM/LC, DM