Clica e Confirma destaca identificação biométrica de pessoas privadas de liberdade

Saiba também como está sendo a experiência dos pré-inscritos no Teste Público de Segurança 2021

Equipamento trouxe mais agilidade e segurança às eleições brasileiras

Já está disponível mais uma edição do Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral. O programa desta semana mostra como pessoas privadas de liberdade serão identificadas civilmente pela biometria, com a colaboração da Justiça Eleitoral. São presas e presos que, depois da audiência de custódia, terão identidades verificadas na base de dados administrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Neste episódio, também é possível acompanhar a participação dos investigadores do Teste Público de Segurança (TPS) 2021, que, por meio do desmonte das urnas eletrônicas, buscam entender melhor o funcionamento da máquina. O pedido para abrir o equipamento, modelo 2015, foi de um pré-inscrito desenvolvedor de hardware e software, Lucas Pavão.

O podcast mostra ainda que o TSE promoveu o seminário “Mais Mulheres na Política – sem violência de gênero”. De forma remota, o evento reuniu mulheres em cinco painéis para debaterem o fortalecimento feminino na democracia. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do TSE, Cármen Lúcia, marcou presença e alertou sobre a forma como as mulheres são invisibilizadas. 

A série de depoimentos “Voto em papel e fraudes” lançou novo episódio nesta segunda-feira (18), no canal do TSE no YouTube. Desta vez, o personagem que participou das eleições antes do voto eletrônico, instituído em 1996, é Rosalino Dias. Hoje com 70 anos, ele relata que quem fala mal das urnas não viveu a contagem de votos manuais.

O podcast

O programa é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. Episódios inéditos do Clica e Confirma estão disponíveis todas as sextas-feiras, às 16h, no canal do TSE no Spotify e nas plataformas  Google Podcasts e  Apple Podcasts.

LT/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido