Dúvidas sobre como ser mesário voluntário em 2022? Fique por dentro!

Eleitores maiores de 18 anos em situação regular podem se inscrever

Logo Eleições 2022 - Colorida

A um ano das Eleições 2022, muitos brasileiros ainda desconhecem uma das principais funções no dia da votação: a do mesário. Figura essencial na garantia da segurança e transparência das eleições, o mesário pode ser convocado pela Justiça Eleitoral ou pode se apresentar como voluntário.

Brasileiros maiores de idade que estejam em dia com a Justiça Eleitoral podem se inscrever e, assim, contribuir para o fortalecimento da democracia. Há algumas restrições, contudo, que devem ser observadas.

Estão impedidos de participar do processo os candidatos e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau (juntamente com o cônjuge); membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais que ocupem cargos de confiança no Poder Executivo; e pessoas que pertençam ao quadro de servidores ou colaboradores da Justiça Eleitoral.

A inscrição voluntária pode ser feita durante todo o ano no cartório eleitoral referente a zona de votação do voluntário ou pela internet. Para acessar o formulário de cada estado, basta entrar aqui. Feito isso, o eleitor poderá ser convidado a participar das eleições como mesário voluntário pelo juiz eleitoral responsável, que segue critérios definidos em lei. Vale ressaltar que os candidatos a mesários voluntários que não forem chamados para trabalhar nas Eleições de 2022 poderão ser convocados em outros pleitos.

Funcionamento e vantagens

O mesário é nomeado para compor as mesas receptoras de votos no dia das eleições. Com o objetivo de promover a participação popular no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados e voluntários para ajudar e fiscalizar os trabalhos. Os mesários realizam todos os trâmites na seção eleitoral para receber e orientar o eleitor no dia da votação.

Em 2018, a Justiça Eleitoral contou com 1.770.252 mesários em todo o país, sendo 593.859 mil voluntários. A expectativa é de que esse número cresça ainda mais no próximo ano.

Entre as vantagens de atuar como mesário, está o direito a dois dias de folga no trabalho, havendo mais dois dias de folga para quem participar do treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral. Além disso, a atuação pode servir como critério de desempate em concursos públicos (caso haja essa previsão no edital). Outro benefício é destinado ao mesário universitário, que terá direito a 30 horas de crédito na grade extracurricular (desde que a instituição tenha convênio com o Tribunal Eleitoral do estado).

Confira mais informações no Canal do Mesário.

JM/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido