Nunes Marques e Maria Cláudia Bucchianeri participam da primeira sessão como integrantes do TSE

Ministro e ministra tomaram posse como substitutos em agosto deste ano

sessao-14-10-21-materia-1

A sessão desta quinta-feira (14) marcou a primeira participação do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), e da ministra Maria Claudia Bucchianeri, da classe dos juristas, como integrantes substitutos do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tanto a ministra como o ministro tomaram posse em agosto deste ano.

A composição do TSE é formada por sete ministros. Três ministros são do STF, um dos quais é o presidente da Corte, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, e dois juristas representantes da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Para cada ministro efetivo, há um ministro substituto que atua quando o titular da cadeira estiver ausente ou impedido de votar em determinado processo. Na sessão de hoje, a ministra Maria Claudia Bucchianeri substituiu a ausência do ministro Sérgio Banhos e o ministro Nunes Marques atuou em processo no qual o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, se declarou impedido de votar.

Perfis

Natural de Teresina (PI), Nunes Marques é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestre em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal. Atuou na advocacia por 15 anos e foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Também foi desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília (DF).

A ministra Maria Claudia Bucchianeri é advogada, mestre em Direito de Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra (IBCCrim). Já atuou como assessora-chefe da Presidência do TSE e é fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Atua como professora de pós-graduação em Direito Constitucional e em Direito Eleitoral e, atualmente, é presidente do Instituto de Direito Eleitoral do Distrito Federal (IDEDF).

BA/CM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido