Perfil do TikTok do TSE é um dos projetos selecionados para a Semana da Inovação 2021 da Enap
Evento será virtual e gratuito nos dias 9 a 12 de novembro
Na era da desinformação e da pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reinventou para garantir uma prestação de serviços eficiente durante o ano eleitoral. Foi diante desse contexto que a Corte Eleitoral estreou no TikTok há pouco mais de um ano.
Lançado com o objetivo de ser mais uma ferramenta de combate à disseminação de notícias falsas sobre o processo eleitoral, o perfil do Tribunal no aplicativo tem revolucionado a forma de se fazer comunicação pública no Brasil e obtido bons resultados na propagação de conteúdos confiáveis para o público jovem. O pioneirismo da Corte Eleitoral vem sendo reconhecido tanto pelo eleitorado, que interage e compartilha as publicações, quanto por premiações de instituições especializadas.
Siga o TSE no TikTok e confira os vídeos irreverentes feitos pela equipe de TV do Tribunal
A conta do TSE na plataforma, que hoje tem 40 mil inscritos e acumula mais de 426 mil curtidas, se destacou entre as estratégias de atuação de órgãos públicos na web e foi uma das iniciativas selecionadas para participar da Semana da Inovação 2021, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de novembro em ambiente totalmente virtual.
Organizado pela Escola Nacional de Comunicação Pública (Enap), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pelo Ministério da Economia e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o evento é considerado o maior encontro de inovação em governo da América Latina e chega à sua sétima edição em 2021 com o tema “Ousar Transformar”.
O TikTok do Tribunal estreia na programação dos “Objetos bem identificados do mundo populum”, que exibirá conteúdos previamente produzidos que poderão ser acessados durante o período de realização da conferência online.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da convenção.
Modernização
Além de estabelecer um vínculo com os jovens eleitores e ser um importante instrumento para enfrentar fake news, a presença do TSE no TikTok também é um processo de modernização da gestão pública no país, como contou a secretária de Comunicação e Multimídia do Tribunal, Giselly Siqueira.
“A Justiça Eleitoral sempre busca inovar, modernizar nas formas de comunicação e essa do TikTok do TSE foi uma das aventuras mais divertidas dos últimos tempos. Nós pensamos e apresentamos o projeto, que foi imediatamente abraçado pela Presidência do Tribunal”, explicou.
Ela lembrou ainda que o primeiro vídeo publicado na plataforma foi gravado pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, que literalmente arregaçou as mangas para convocar os jovens brasileiros a exercerem a cidadania por meio do voto.
“Pensem em uma coisa: o futuro é aquilo que a gente faz. Não deixe ninguém decidir seu futuro por você. O país, o Brasil, terá a cara de quem comparecer para votar e o seu voto tem poder. Ajude a fazer um país melhor e maior”, disse o ministro no vídeo de estreia do TSE no TikTok.
Novo patamar
Para a coordenadora de coordenadora de Audiovisual da Secretaria de Comunicação do TSE (Secom/TSE), Tatiana Cochlar, a participação na Semana da Inovação da Enap elevou o perfil do Tribunal na plataforma de vídeos curtos a um outro patamar. “O TikTok deixa de ser encarado só como uma ferramenta de comunicação e passa a ter uma função mais abrangente, de gestão de administração pública”, comentou.
Acesse o hotsite da Semana de Inovação 2021 e saiba mais sobre o evento
BA/CM
Leia mais:
26.07.2021 - TSE no TikTok ultrapassa a marca de 30 mil seguidores e 340 mil curtidas
03.10.2020 - TSE estreia perfil no TikTok para ampliar a comunicação com público jovem