Perito criminal federal que participou do TPS enaltece importância do evento

Ivo Peixinho participou dos últimos dois testes, em 2017 e 2019

Entrevista com perito criminal da Polícia Federal Ivo de Carvalho Peixinho - 08.09.2021

O perito criminal da Polícia Federal Ivo de Carvalho Peixinho foi personagem importante nos últimos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS) promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2019, juntamente com outros dois colegas peritos, ele obteve sucesso em ataques contra a urna eletrônica.

Assista a entrevista no canal do TSE.

Ele defende a importância dos testes como aprimoramento do sistema eletrônico de votação. “Para nós, especialistas, é fundamental participar para colocar nossa expertise à prova. Importante destacar que nenhum sistema é perfeito, quando encontramos duas falhas em 2019 contribuímos para a melhora do ambiente para a sociedade. O sistema não é da Justiça Eleitoral, ele pertence a todos nós e a cada novo Teste fica mais robusto”, destacou.

Em relação ao TPS de 2019, Peixinho fez questão de elogiar uma das mudanças trazidas pelo TSE na versão de 2021. “Naquele ano, tínhamos três planos de teste, mas executamos apenas dois por conta do tempo disponível. Agora, os participantes terão uma semana para trabalhar, esse me parece ser o tempo ideal. Numa situação perfeita poderia durar meses, mas o trabalho é desgastante, chega uma hora que passa a ser difícil focar na tarefa”, pontuou.

Peixinho ainda afirmou que o Teste é um ótimo momento para aumentar a participação popular no processo eleitoral, uma vez que o país vive um momento de muitos questionamentos contra a urna eletrônica e, com o TPS, é possível demonstrar, de forma técnica e com conhecimento fundamentado em argumentos, que o sistema é confiável.

“O sistema de votação foi desenvolvido por muitos anos, a cada novo edital do Teste ele se aprimora com novas correções. A análise do código-fonte é complexa e esse momento nos ajuda a compreender melhor como ocorre a eleição”, afirmou.

A sexta edição do TPS será realizada entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021, e serão admitidas até 15 inscrições, individuais ou em grupos de investigadores com até cinco membros. Todas as informações e edital completo podem ser encontradas no site do Teste:

https://www.justicaeleitoral.jus.br/tps/

JM/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido